A educação para o exercício da cidadania vem sendo defendida por muitos pesquisadores nos dias atuais, o que exige da escola que ela proporcionar um ensino de Química para a promoção da alfabetização científica, sendo necessário romper com o modelo baseado na transmissão recepção, que não tem contribuído para despertar motivação e interesse nos alunos para aprender os conteúdos científicos. Um dos assuntos que tem sido considerado um dos mais complexos e que tem apresentado dificuldades de aprendizagem nos alunos, é o conteúdo de eletroquímica, sendo necessário que o professor possa construir propostas de ensino numa abordagem construtivista, com o objetivo de minimizá-las. Pensando nestas questões, é que este trabalho de pesquisa buscou avaliar a aprendizagem dos estudantes a partir da aplicação de uma proposta didática para trabalhar o conteúdo de eletroquímica através do tema gerador ‘Os Metais Pesados e a contaminação a partir do descarte de pilhas e baterias no Meio Ambiente’ com alunos do Ensino Médio de uma escola pública da Cidade de Queimadas no estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário contendo duas questões referentes aos conceitos trabalhados na proposta. Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades para resolver as questões propostas na sequência didática, sendo importante ressaltar que estas dificuldades também tiveram relação com a ausência de conceitos subsunçores (tabela periódica, reações de óxidorredução, etc), necessários para a compreensão do conteúdo de eletroquímica.