SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RETEXTUALIZANDO MÚSICA E NARRATIVA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27643 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 237 "inscrito_id" => 927 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RETEXTUALIZANDO MÚSICA E NARRATIVA" "resumo" => "Resumo: Este estudo objetiva apresentar uma sequência didática com os gêneros textuais música e narrativa. Como pressupostos teóricos, emprega-se os estudos de Dolz, Scheneuwly e Noverrraz (2004), bem como, as atividades de retextualização de textos apresentadas nos estudos de Marcuschi (2001), Matêncio (2003) e Dell’Isola (2007). Como aporte metodológico utiliza-se a pesquisa qualitativa de caráter descritivo-interpretativista. A sequência será direcionada aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e pretende, dentre outros objetivos: refletir sobre a qualidade da música ofertada, atualmente, para a maioria da população; conhecer as características principais de músicas nordestinas; apreciar algumas músicas do compositor Flávio José; discutir temáticas apresentadas, por alguns compositores, em relação à música popular brasileira; conhecer a linguagem utilizada nas músicas regionais; compreender o processo de retextualização de um texto, ou seja, o processo de transformação de um texto em outro, a partir da leitura de um ou mais textos-base; produzir uma narrativa a partir da leitura, escuta e interpretação das músicas estudadas com a turma; conhecer as características, estrutura, funcionalidade e estilo do gênero narrativa. A sequência didática será desenvolvida em quatro etapas: apresentação da situação, produção inicial, módulos e produção final. Na apresentação da situação, serão desenvolvidas estratégias que conduzam os alunos a analisarem as letras de músicas que retratam o nordeste. Dessa forma, serão realizadas leituras, exibições de vídeos, rodas de conversa e reflexões sobre a qualidade das letras das músicas do compositor Flávio José. Na segunda fase da sequência, ocorrerão as orientações sobre como os alunos deverão proceder no momento da retextualização e será iniciado o processo de produção do texto inicial. Nesta etapa, analisar-se-á as habilidades que os alunos já desenvolveram e as que ainda precisam desenvolver. Após a análise das produções iniciais, os módulos serão desenvolvidos. Nestes, pretende-se trabalhar com as características da narrativa, seus aspectos textuais e linguísticos, as características e a estrutura, de modo que, o aluno se torne capaz de lidar com os conhecimentos prévios, associando-os à variedade de descobertas e com o que se pode aprender, superando as dificuldades apresentadas anteriormente. Na última etapa, a produção final, é o momento em que se espera que os alunos tenham incorporado aspectos relacionados à retextualização, ao domínio das especificidades do gênero narrativa, além das aprendizagens desenvolvidas durante os módulos. É o momento também de avaliarmos o trabalho desenvolvido, refletirmos sobre o processo de ensino-aprendizagem, dialogando com os objetivos propostos, além de observarmos a prática pedagógica como construção de mudança, no que se refere às aprendizagens desenvolvidas pelos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, GÊNEROS TEXTUAIS, RETEXTUALIZAÇÃO, MÚSICA, MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID927_14032017120303.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉZIA BARBOSA DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "KÉZIA BARBOSA" "autor_email" => "keziabqueiroz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27643 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 237 "inscrito_id" => 927 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RETEXTUALIZANDO MÚSICA E NARRATIVA" "resumo" => "Resumo: Este estudo objetiva apresentar uma sequência didática com os gêneros textuais música e narrativa. Como pressupostos teóricos, emprega-se os estudos de Dolz, Scheneuwly e Noverrraz (2004), bem como, as atividades de retextualização de textos apresentadas nos estudos de Marcuschi (2001), Matêncio (2003) e Dell’Isola (2007). Como aporte metodológico utiliza-se a pesquisa qualitativa de caráter descritivo-interpretativista. A sequência será direcionada aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e pretende, dentre outros objetivos: refletir sobre a qualidade da música ofertada, atualmente, para a maioria da população; conhecer as características principais de músicas nordestinas; apreciar algumas músicas do compositor Flávio José; discutir temáticas apresentadas, por alguns compositores, em relação à música popular brasileira; conhecer a linguagem utilizada nas músicas regionais; compreender o processo de retextualização de um texto, ou seja, o processo de transformação de um texto em outro, a partir da leitura de um ou mais textos-base; produzir uma narrativa a partir da leitura, escuta e interpretação das músicas estudadas com a turma; conhecer as características, estrutura, funcionalidade e estilo do gênero narrativa. A sequência didática será desenvolvida em quatro etapas: apresentação da situação, produção inicial, módulos e produção final. Na apresentação da situação, serão desenvolvidas estratégias que conduzam os alunos a analisarem as letras de músicas que retratam o nordeste. Dessa forma, serão realizadas leituras, exibições de vídeos, rodas de conversa e reflexões sobre a qualidade das letras das músicas do compositor Flávio José. Na segunda fase da sequência, ocorrerão as orientações sobre como os alunos deverão proceder no momento da retextualização e será iniciado o processo de produção do texto inicial. Nesta etapa, analisar-se-á as habilidades que os alunos já desenvolveram e as que ainda precisam desenvolver. Após a análise das produções iniciais, os módulos serão desenvolvidos. Nestes, pretende-se trabalhar com as características da narrativa, seus aspectos textuais e linguísticos, as características e a estrutura, de modo que, o aluno se torne capaz de lidar com os conhecimentos prévios, associando-os à variedade de descobertas e com o que se pode aprender, superando as dificuldades apresentadas anteriormente. Na última etapa, a produção final, é o momento em que se espera que os alunos tenham incorporado aspectos relacionados à retextualização, ao domínio das especificidades do gênero narrativa, além das aprendizagens desenvolvidas durante os módulos. É o momento também de avaliarmos o trabalho desenvolvido, refletirmos sobre o processo de ensino-aprendizagem, dialogando com os objetivos propostos, além de observarmos a prática pedagógica como construção de mudança, no que se refere às aprendizagens desenvolvidas pelos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, GÊNEROS TEXTUAIS, RETEXTUALIZAÇÃO, MÚSICA, MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID927_14032017120303.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉZIA BARBOSA DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "KÉZIA BARBOSA" "autor_email" => "keziabqueiroz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }