SEQUÊNCIA DIDÁTICA E POSTURA REFLEXIVA NO ENSINO DE INGLÊS NA UAMA
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Diante desse contexto, desenvolvemos este trabalho com o objetivo geral de analisar as implicações da elaboração e implementação de uma Sequência Didática (SD) e de relatos de aula na promoção da postura reflexiva dos docentes envolvidos. Para isso, delineamos como objetivos específicos: (i) identificar na SD as escolhas pedagógicas reveladoras da postura reflexiva dos docentes; (ii) verificar nos relatos, de que forma os professores demonstram sua prática reflexiva. Os dados foram gerados a partir da produção e execução de uma SD e de relatos reflexivos escritos semanalmente pelos extensionistas do referido projeto. Fundamentamos o nosso trabalho, principalmente, em Dolz et. al (2004), para os quais a SD representa um instrumento didático para o estudo e produção de gênero textuais sob a perspectiva da língua como comunicação; e Schön (1992), o qual discute a respeito da importância de formar professores como profissionais reflexivos. Os resultados apontam que a utilização da SD, assim como a prática da reflexão por parte dos docentes revelaram-se como caminhos adequados no desenvolvimento da competência comunicativa de alunos idosos através do uso contextualizado e significativo da língua inglesa desencadeando na interação com outros falantes de inglês como língua estrangeira. 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