RESUMO: Há várias décadas se discute a problemática do desempenho linguístico dos alunos no que concerne à produção de textos independentemente do grau de escolaridade. As queixas dos docentes são constantes, seja na educação básica ou no contexto acadêmico. Na academia, os professores reclamam das dificuldades da escrita de gêneros por parte do aprendiz, questionam o processo de ensino aprendizagem da escrita no Ensino médio, a exemplo de: Por que os alunos não sabem resumir um texto? O que eles aprendem a escrever no ensino médio? Diante desta problemática, e considerando a importância do gênero resumo como parte fundamental de outros gêneros textuais que circulam na escola e na sociedade, surge o interesse em pesquisar sobre a orientação da escrita do gênero resumo no ensino médio. O trabalho com o resumo, na escola, especialmente no Ensino Médio, é realizado de forma lacunar, uma vez que professores e autores de livros didáticos solicitam ao aluno atividades de sumarização que, de modo geral, não lhes são ensinadas. Nesse sentido, há necessidade de um trabalho sistemático com o gênero resumo que possibilite ao aluno desenvolver a sua capacidade de sumarizar os textos, mediante as técnicas de generalização, supressão, paráfrase, entre outras. Temos como principal objetivo, em nossa pesquisa, verificar qual é a concepção de resumo dos professores do Ensino Médio e como eles trabalham este gênero em sala de aula. O presente estudo busca uma reflexão à luz dos estudos sobre resumo desenvolvidos por Kintsch & van Dijk (1983,1985), Medeiros (2009), Machado (2002, 2007), Machado, Lousada e Tardelli, (2004) entre outros. Para investigarmos o que propomos, aplicamos questionários semi-estruturados com os sujeitos colaboradores da pesquisa, professores do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Campina Grande, PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativo-interpretativista, pois busca a compreensão e interpretação do fenômeno que é o trabalho com o gênero resumo e se baseia no método etnográfico, devido ao instrumento de coleta de dados que escolhemos e o nosso envolvimento direto com o grupo pesquisado. Os resultados apontam para o fato de que o gênero resumo não é trabalhado na escola de forma sistemática e com respaldo epistemológico. Nesse sentido, o professor deve entender bem o que é o resumo, quais os tipos que existem, em que meio circulam, como circulam e a finalidade da produção deste gênero. A escola deve proporcionar aos alunos do ensino médio essa aprendizagem para que estes expandam suas práticas de letramento.