O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇA SOCIAL
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27556 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 399 "inscrito_id" => 1138 "titulo" => "O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇA SOCIAL" "resumo" => "Sabe-se que através da exploração dos gêneros textuais é possível a troca de experiências sobre situações cotidianas e a promoção do debate sobre ações sociais, sentimentos e posicionamento crítico frente aos discursos presentes nos textos. Estes, por sua vez, devem ser compreendidos como espaços em que a linguagem se apresenta não apenas através de signos verbais, mas também a partir dos não-verbais, ou seja, texto, imagem e som, como modos da língua em uso. Em uma perspectiva de empoderamento e mudança social através do ensino-aprendizagem de língua inglesa, propomos demonstrar neste trabalho uma série de atividades desenvolvidas a partir de gêneros textuais multimodais como cartazes informativos, vídeos, imagens e música, que tinham como objetivo a promoção de um ensino de língua inglesa socialmente engajado e uma formação cidadã. À luz das teorias de multiletramentos, e dando destaque ao crítico e ao multissemiótico, apoiamo-nos no conceito de gêneros textuais como manifestações sociais para trabalharmos temas transversais como o racismo, sexismo, direitos humanos e meio ambiente com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de uma organização não-governamental na cidade de João Pessoa- PB. Assim, apresentaremos as atividades, analisando como as tarefas propostas para a exploração dos gêneros foram organizadas, de forma a provocar a percepção dos usos da língua em contextos reais e significativos por parte dos alunos, como também fomentar a reflexão crítica sobre os temas abordados. Como resultado da experiência, que ocorreu dentro de um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba, percebemos participantes engajados nos debates e dispostos a aprender uma segunda língua. Além disso, percebemos o desenvolvimento de suas competências linguísticas alinhadas a uma prática social real do uso da língua e uma conscientização sócio-política e cultural de jovens cidadãos acerca dos contextos locais e globais em que estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA" "palavra_chave" => "MUDANÇA SOCIAL, MULTILETRAMENTOS, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, CIDADANIA, CIDADANIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID1138_15032017210654.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHAN FEITOSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JONATHAN" "autor_email" => "jonathanfeitosa@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27556 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 399 "inscrito_id" => 1138 "titulo" => "O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS MULTIMODAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DE MUDANÇA SOCIAL" "resumo" => "Sabe-se que através da exploração dos gêneros textuais é possível a troca de experiências sobre situações cotidianas e a promoção do debate sobre ações sociais, sentimentos e posicionamento crítico frente aos discursos presentes nos textos. Estes, por sua vez, devem ser compreendidos como espaços em que a linguagem se apresenta não apenas através de signos verbais, mas também a partir dos não-verbais, ou seja, texto, imagem e som, como modos da língua em uso. Em uma perspectiva de empoderamento e mudança social através do ensino-aprendizagem de língua inglesa, propomos demonstrar neste trabalho uma série de atividades desenvolvidas a partir de gêneros textuais multimodais como cartazes informativos, vídeos, imagens e música, que tinham como objetivo a promoção de um ensino de língua inglesa socialmente engajado e uma formação cidadã. À luz das teorias de multiletramentos, e dando destaque ao crítico e ao multissemiótico, apoiamo-nos no conceito de gêneros textuais como manifestações sociais para trabalharmos temas transversais como o racismo, sexismo, direitos humanos e meio ambiente com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de uma organização não-governamental na cidade de João Pessoa- PB. Assim, apresentaremos as atividades, analisando como as tarefas propostas para a exploração dos gêneros foram organizadas, de forma a provocar a percepção dos usos da língua em contextos reais e significativos por parte dos alunos, como também fomentar a reflexão crítica sobre os temas abordados. Como resultado da experiência, que ocorreu dentro de um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba, percebemos participantes engajados nos debates e dispostos a aprender uma segunda língua. Além disso, percebemos o desenvolvimento de suas competências linguísticas alinhadas a uma prática social real do uso da língua e uma conscientização sócio-política e cultural de jovens cidadãos acerca dos contextos locais e globais em que estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA" "palavra_chave" => "MUDANÇA SOCIAL, MULTILETRAMENTOS, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, CIDADANIA, CIDADANIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID1138_15032017210654.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHAN FEITOSA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JONATHAN" "autor_email" => "jonathanfeitosa@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }