Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

DISCURSOS SOBRE O USO DE CITAÇÕES NA ESCRITA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS ACADÊMICAS

Palavra-chaves: DISCURSO, CITAÇÕES, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27314
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 592
    "titulo" => "DISCURSOS SOBRE O USO DE CITAÇÕES NA ESCRITA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS ACADÊMICAS"
    "resumo" => "Este trabalho constitui um recorte de nossa pesquisa de doutoramento, intitulada "Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadores", na qual investigamos a voz autoral do jovem pesquisador (no caso, o estudante de mestrado) na escrita do texto acadêmico-científico, mais especificamente do artigo científico. No percurso teórico-analítico do desenvolvimento da referida pesquisa, demo-nos conta da necessidade de problematizarmos discursos sobre o uso de citações em textos científicos que emergem da/na esfera acadêmico-científica e discutimos implicações desses discursos sobre a produção e as práticas de ensino e de orientação de textos acadêmico-científicas. Fundamentados na concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin segundo a qual os valores ideológicos constituem a linguagem humana, em estudos sobre o letramento acadêmico e escrita científica em perspectiva retórica, enunciativa e discursiva, este trabalho examina posicionamentos valorativos em discursos (especialmente de manuais de metodologia do trabalho científico e de redação científica) sobre o uso de citações na escrita de textos científicos e discute algumas de suas implicações nas práticas acadêmico-científicas. Nossa leitura aponta para a importância de olharmos criticamente para discursos e práticas que colaboram para potencializar as dificuldades que estudantes de mestrado, jovens pesquisadores, enfrentam quando confrontados com a necessidade de estabelecerem diálogo com autores e de usarem fontes, fazendo citações adequadas e de modo pertinente, na escrita científica. Nossas conclusões procuram suscitar um olhar de mais sensibilidade de professores e orientadores para com o estudante que se inicia na escrita do texto científico, procurando entender que é preciso considerar tanto a sua condição de sujeito-pesquisador em formação na e para a pesquisa científica e que, paulatinamente, vai se familiarizando com o fazer científico e com as convenções de escrita de textos da esfera acadêmica, quanto a possibilidade de, em nossas aulas de disciplinas como produção textual, redação científica e escrita acadêmica, propormos estratégias que visem a colaborar para potencializar essa familiarização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "DISCURSO, CITAÇÕES, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID592_08022017173516.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA"
    "autor_nome_curto" => "CEZINALDO BESSA"
    "autor_email" => "cezinaldobessauern@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27314
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 592
    "titulo" => "DISCURSOS SOBRE O USO DE CITAÇÕES NA ESCRITA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS ACADÊMICAS"
    "resumo" => "Este trabalho constitui um recorte de nossa pesquisa de doutoramento, intitulada "Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadores", na qual investigamos a voz autoral do jovem pesquisador (no caso, o estudante de mestrado) na escrita do texto acadêmico-científico, mais especificamente do artigo científico. No percurso teórico-analítico do desenvolvimento da referida pesquisa, demo-nos conta da necessidade de problematizarmos discursos sobre o uso de citações em textos científicos que emergem da/na esfera acadêmico-científica e discutimos implicações desses discursos sobre a produção e as práticas de ensino e de orientação de textos acadêmico-científicas. Fundamentados na concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin segundo a qual os valores ideológicos constituem a linguagem humana, em estudos sobre o letramento acadêmico e escrita científica em perspectiva retórica, enunciativa e discursiva, este trabalho examina posicionamentos valorativos em discursos (especialmente de manuais de metodologia do trabalho científico e de redação científica) sobre o uso de citações na escrita de textos científicos e discute algumas de suas implicações nas práticas acadêmico-científicas. Nossa leitura aponta para a importância de olharmos criticamente para discursos e práticas que colaboram para potencializar as dificuldades que estudantes de mestrado, jovens pesquisadores, enfrentam quando confrontados com a necessidade de estabelecerem diálogo com autores e de usarem fontes, fazendo citações adequadas e de modo pertinente, na escrita científica. Nossas conclusões procuram suscitar um olhar de mais sensibilidade de professores e orientadores para com o estudante que se inicia na escrita do texto científico, procurando entender que é preciso considerar tanto a sua condição de sujeito-pesquisador em formação na e para a pesquisa científica e que, paulatinamente, vai se familiarizando com o fazer científico e com as convenções de escrita de textos da esfera acadêmica, quanto a possibilidade de, em nossas aulas de disciplinas como produção textual, redação científica e escrita acadêmica, propormos estratégias que visem a colaborar para potencializar essa familiarização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "DISCURSO, CITAÇÕES, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID592_08022017173516.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA"
    "autor_nome_curto" => "CEZINALDO BESSA"
    "autor_email" => "cezinaldobessauern@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Este trabalho constitui um recorte de nossa pesquisa de doutoramento, intitulada "Dialogismo e construção da voz autoral na escrita do texto científico de jovens pesquisadores", na qual investigamos a voz autoral do jovem pesquisador (no caso, o estudante de mestrado) na escrita do texto acadêmico-científico, mais especificamente do artigo científico. No percurso teórico-analítico do desenvolvimento da referida pesquisa, demo-nos conta da necessidade de problematizarmos discursos sobre o uso de citações em textos científicos que emergem da/na esfera acadêmico-científica e discutimos implicações desses discursos sobre a produção e as práticas de ensino e de orientação de textos acadêmico-científicas. Fundamentados na concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin segundo a qual os valores ideológicos constituem a linguagem humana, em estudos sobre o letramento acadêmico e escrita científica em perspectiva retórica, enunciativa e discursiva, este trabalho examina posicionamentos valorativos em discursos (especialmente de manuais de metodologia do trabalho científico e de redação científica) sobre o uso de citações na escrita de textos científicos e discute algumas de suas implicações nas práticas acadêmico-científicas. Nossa leitura aponta para a importância de olharmos criticamente para discursos e práticas que colaboram para potencializar as dificuldades que estudantes de mestrado, jovens pesquisadores, enfrentam quando confrontados com a necessidade de estabelecerem diálogo com autores e de usarem fontes, fazendo citações adequadas e de modo pertinente, na escrita científica. Nossas conclusões procuram suscitar um olhar de mais sensibilidade de professores e orientadores para com o estudante que se inicia na escrita do texto científico, procurando entender que é preciso considerar tanto a sua condição de sujeito-pesquisador em formação na e para a pesquisa científica e que, paulatinamente, vai se familiarizando com o fazer científico e com as convenções de escrita de textos da esfera acadêmica, quanto a possibilidade de, em nossas aulas de disciplinas como produção textual, redação científica e escrita acadêmica, propormos estratégias que visem a colaborar para potencializar essa familiarização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.