Resumo: Até a chegada do enfoque comunicativo no ensino de línguas estrangeiras, a inclusão da cultura nesse processo se entendia como um conjunto de conhecimentos enciclopédicos, quase sem interesse algum para os alunos. Estes conhecimentos faziam referência a personagens relevantes no campo artístico, econômico, científicos, monumentos históricos dos povos os quais se fala a língua meta, etc. Esta concepção de cultura que difere do cotidiano não contribuía em quase nada para que o aprendiz de E/LE (Espanhol Língua Estrangeira) pudesse vir a conseguir interagir em situações comunicativas rotineiras. Por outro lado podemos inferir que as canções são parte da produção cultural da sociedade, ao mesmo tempo podemos percebê-las como uma forma de expressão da mesma, já que faz referencia a parte da cultura dos povos refletindo sua identidade. É por isso que o estudo de uma língua estrangeira se converte em uma ferramenta de muito valor por seu potencial linguístico e cultural. Nesse sentido observar-se, no transcurso dessa investigação, aspectos relacionados as canções e ao ensino de língua espanhola atrelando-os com aspectos culturais de algumas canções as quais fazem parte da cultura de língua espanhola em: Espanha, México y Colômbia. As canções representam um dos materiais autênticos com os quais os alunos mais se identificam devido ao caráter universal y lúdico que possuem tornando o ambiente de ensino/aprendizagem mais relaxante e mais acessível ao desenvolvimento deste, proporcionando uma linguagem refletida em aspectos culturais os quais os alunos/aprendizes de Espanhol estão inseridos. Esta investigação almeja propor uma reflexão sobre o ensino da língua espanhola através de do gênero – canção – o qual pretende-se colocar em evidencia a forma como tais questões estão relacionadas ao ensino e a cultura, para tanto nos baseamos nos pressupostos teóricos propostos por: GUILLÉN (2005), SANS (1992), SERRANI (2005), entre outros
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