Partindo da compreensão de que a escola por ser um lugar de ensino/aprendizagem e um espaço privilegiado para a discussão e reflexão sobre as mais diferentes temáticas foi elaborado em uma escola da rede pública estadual de Pernambuco o projeto de intervenção didática “Competência e Contexto Discursivo através dos gêneros jornalísticos”, em que se enfatizaram atividades de leitura, debates, escrita e reescrita de textos do domínio discursivo jornalístico, em turmas do Ensino Médio. Assim, considerando que ler e escrever, de acordo com Possenti (1997), não são tarefas extras que possam ser sugeridas aos alunos como lição de casa e atitude de vida, mas atividades essenciais ao ensino de língua, propôs-se aos alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual a elaboração, trimestral, de um jornal escolar (IE Notícias) contendo os gêneros Editorial, Artigo de Opinião, Entrevista, Reportagem, Crônica, Quadrinhos e Charge. Durante a produção de cada edição, observou-se que os alunos-redatores escreviam os textos, em especial os gêneros argumentativos, a partir de suas reflexões acerca de acontecimentos do contexto escolar e extraescolar, o que resultou em publicações derivadas das relações de poder presentes nas práticas sociais. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar as práticas discursivas e as práticas sociais presentes no editorial do jornal escolar IE Notícias. Para tanto, lançamos mão da concepção tridimensional do discurso, conforme proposta por Fairclough (2001), em que se observa o discurso em sua dimensão textual, discursiva e social. Os resultados apontaram, por meio das escolhas linguísticas feitas pelos alunos-autores, que os discursos presentes no editorial do jornal resultam das relações de dominação e poder suscitadas no espaço ideológico de discussão, proporcionado pela escola.