, Kayannyelidjadelima. Ensino da leitura: uma abordagem crítica. Anais IV SINALGE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/27322>. Acesso em: 27/12/2024 06:30
O nosso trabalho, decorrente da nossa experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), pretende apresentar em linhas gerais as ideias do texto de Eliana Borges, intitulado “Apropriações de propostas oficiais de ensino de leitura por professores (O caso do Recife)”. Trata-se de uma tese apresentada ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais em 2002, cuja proposta de estudo está centrada no relato de casos de professores no Recife, tendo em vista as apropriações –adaptações- de propostas oficiais de ensino da leitura pelos docentes. O objetivo especifico deste trabalho é ressaltar os comentários críticos da autora em torno das novas propostas oficiais de ensino da leitura baseadas na concepção interacionista, bem como trazer um breve relato sobre as apropriações desses documentos por algumas professoras. Partindo da análise dos documentos oficiais que orientam o ensino da leitura, Eliane Borges, examina, através da pratica pedagógica de professoras da Rede Municipal de Educação da cidade do Recife, a dinâmica de construção/produção dos saberes escolares por parte dessas profissionais, que vai se apoiando em modelos distintos como o da transposição didática (conteúdos prescritos pelos documentos e respectivas apropriações realizadas) e o da construção dos saberes da ação, nos termos das práticas profissionais efetivas que possibilitam entender a mudança ocorrida. Assim, dessa forma, registraremos passagens dos relatos de algumas professoras, as quais sinalizam para mudanças didáticas e pedagógicas em relação ao ensino de leitura como um instrumental de seu “saber-fazer” profissional, em que implique aí o entendimento da experiência como meio real de viabilização da pratica pedagógica em torno do ensino da leitura.