A APRENDIZAGEM DA LINGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LINGUA E OS DESAFIOS PARA OS ALUNOS SURDOS DE IGARAPÉ DO MEIO – MA: UMA BUSCA PELA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Partindo do pressuposto que a apropriação da escrita para esse grupo de sujeitos surdos é mediada por elementos semióticos de natureza visual, com destaque a língua de sinais nesse processo, busca-se superar os principais equívocos teórico-metodológicos presentes, a saber: concepção de língua, linguagem tomada como código e instrumento de comunicação; domínio da oralidade como pressuposto para o aprendizado da escrita dos surdos de Igarapé do Meio, município pesquisado; a adoção de encaminhamentos metodológicos voltados ao ensino de língua materna e a busca de uma unidade em um vocabulário considerando as variações existentes nos sinais trabalhos no referido município. Os estudos sobre a língua de sinais têm contribuído para formar o status linguístico dessa modalidade de estudo, consequentemente, cresce o orgulho e reconhecimento dos surdos do interior do Maranhão sobre sua própria língua, havendo uma abertura à sociedade para que a aprendam. 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