Nesta pesquisa, abordaremos o gênero canção como um recurso eficaz para a construção da compreensão leitora do aluno do Ensino Médio em aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, partiremos da seguinte problemática: que efeitos o gênero canção estabelece no processo de ensino de leitura para alunos do Ensino Médio? Com esse questionamento, cumpriremos o objetivo de investigar, à luz da Teoria Dialógica da Linguagem, as contribuições do gênero proposto para a construção do processo de leitura com alunos da referida esfera escolar. De modo particular, teoricamente, esse trabalhado terá como fundamento os estudos da Teoria Dialógica da Linguagem, preconizados pelo Círculo de Bakhtin, principalmente nas particularidades de Bakhtin (2009, 2010, 2011, 2013 e 2015). Como aspectos metodológicos, o trabalho terá a seguinte construção: (1) uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista; (2) um corpus constituído de uma canção popular que servirá de amostra para a descrição e análise dos dados. Como resultado, pretendemos constatar as contribuições do gênero para a construção do processo de leitura em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio.