O ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27489 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 590 "inscrito_id" => 558 "titulo" => "O ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "O presente artigo é resultante de uma pesquisa que teve por finalidade analisar como os gêneros textuais são trabalhados por livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foram utilizados referenciais ligados à discussão do ensino de gêneros textuais sob a perspectiva sócio interacionista do conhecimento, considerando aspectos de progressão, produção e o papel da concepção de letramento juntamente ao de gênero. A metodologia aqui utilizada trata-se do estudo bibliográfico acerca das temáticas, e da análise crítica dos livros didáticos de língua portuguesa das coleções -Formando Cidadãos 2ª ed. (2012) e Projeto Buriti 3ªed.(2013)- dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base na discussão teórica buscou-se analisar inicialmente se os livros trazem o ensino dos gêneros textuais numa compreensão sócio interacionista, de modo que se atente ao ensino dos mesmos não somente numa apresentação de características, mas a partir da função sócio comunicativa de cada gênero, fazendo os alunos refletirem a respeito destas funções. Foram também analisados aspectos de variedade na apresentação de gêneros, progressão e de produção de texto de modo que os alunos pudessem consolidar o conhecimento acerca da função sócio comunicativa de cada gênero trabalhado. A partir da observação dos elementos já colocados foi possível perceber nas coleções analisadas, inúmeras carências epistêmicas e didáticas no ensino dos gêneros, ocorrendo em uma das coleções a não abordagem sobre o ensino de gêneros textuais. Outra questão observada diz respeito à reflexão acerca da função sócio comunicativa dos gêneros, o que ainda é relativamente ausente nos livros didáticos, pois ainda que se trate das características que constituem os gêneros, em maior parte dos casos analisados os livros didáticos não levam os alunos à reflexão sobre a função comunicativa de cada tipo textual, sendo um trabalho que passa a depender em grande parte do posicionamento docente. Neste artigo será apontado os resultados da pesquisa realizada conversando com uma gama de autores que tornam a discussão sobre o ensino de gênero atual no campo das discussões acadêmicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LIVRO DIDÁTICO, LETRAMENTO, FUNÇÃO SÓCIO COMUNICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID558_23032017182913.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELOYSE RAYANNE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ELOYSE RAYANNE" "autor_email" => "eloyse_rayanne@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPE - CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27489 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 590 "inscrito_id" => 558 "titulo" => "O ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "O presente artigo é resultante de uma pesquisa que teve por finalidade analisar como os gêneros textuais são trabalhados por livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foram utilizados referenciais ligados à discussão do ensino de gêneros textuais sob a perspectiva sócio interacionista do conhecimento, considerando aspectos de progressão, produção e o papel da concepção de letramento juntamente ao de gênero. A metodologia aqui utilizada trata-se do estudo bibliográfico acerca das temáticas, e da análise crítica dos livros didáticos de língua portuguesa das coleções -Formando Cidadãos 2ª ed. (2012) e Projeto Buriti 3ªed.(2013)- dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base na discussão teórica buscou-se analisar inicialmente se os livros trazem o ensino dos gêneros textuais numa compreensão sócio interacionista, de modo que se atente ao ensino dos mesmos não somente numa apresentação de características, mas a partir da função sócio comunicativa de cada gênero, fazendo os alunos refletirem a respeito destas funções. Foram também analisados aspectos de variedade na apresentação de gêneros, progressão e de produção de texto de modo que os alunos pudessem consolidar o conhecimento acerca da função sócio comunicativa de cada gênero trabalhado. A partir da observação dos elementos já colocados foi possível perceber nas coleções analisadas, inúmeras carências epistêmicas e didáticas no ensino dos gêneros, ocorrendo em uma das coleções a não abordagem sobre o ensino de gêneros textuais. Outra questão observada diz respeito à reflexão acerca da função sócio comunicativa dos gêneros, o que ainda é relativamente ausente nos livros didáticos, pois ainda que se trate das características que constituem os gêneros, em maior parte dos casos analisados os livros didáticos não levam os alunos à reflexão sobre a função comunicativa de cada tipo textual, sendo um trabalho que passa a depender em grande parte do posicionamento docente. Neste artigo será apontado os resultados da pesquisa realizada conversando com uma gama de autores que tornam a discussão sobre o ensino de gênero atual no campo das discussões acadêmicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LIVRO DIDÁTICO, LETRAMENTO, FUNÇÃO SÓCIO COMUNICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID558_23032017182913.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELOYSE RAYANNE PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ELOYSE RAYANNE" "autor_email" => "eloyse_rayanne@hotmail.co" "autor_ies" => "UFPE - CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }