O presente artigo é resultante de uma pesquisa que teve por finalidade analisar como os gêneros textuais são trabalhados por livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foram utilizados referenciais ligados à discussão do ensino de gêneros textuais sob a perspectiva sócio interacionista do conhecimento, considerando aspectos de progressão, produção e o papel da concepção de letramento juntamente ao de gênero. A metodologia aqui utilizada trata-se do estudo bibliográfico acerca das temáticas, e da análise crítica dos livros didáticos de língua portuguesa das coleções -Formando Cidadãos 2ª ed. (2012) e Projeto Buriti 3ªed.(2013)- dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base na discussão teórica buscou-se analisar inicialmente se os livros trazem o ensino dos gêneros textuais numa compreensão sócio interacionista, de modo que se atente ao ensino dos mesmos não somente numa apresentação de características, mas a partir da função sócio comunicativa de cada gênero, fazendo os alunos refletirem a respeito destas funções. Foram também analisados aspectos de variedade na apresentação de gêneros, progressão e de produção de texto de modo que os alunos pudessem consolidar o conhecimento acerca da função sócio comunicativa de cada gênero trabalhado. A partir da observação dos elementos já colocados foi possível perceber nas coleções analisadas, inúmeras carências epistêmicas e didáticas no ensino dos gêneros, ocorrendo em uma das coleções a não abordagem sobre o ensino de gêneros textuais. Outra questão observada diz respeito à reflexão acerca da função sócio comunicativa dos gêneros, o que ainda é relativamente ausente nos livros didáticos, pois ainda que se trate das características que constituem os gêneros, em maior parte dos casos analisados os livros didáticos não levam os alunos à reflexão sobre a função comunicativa de cada tipo textual, sendo um trabalho que passa a depender em grande parte do posicionamento docente. Neste artigo será apontado os resultados da pesquisa realizada conversando com uma gama de autores que tornam a discussão sobre o ensino de gênero atual no campo das discussões acadêmicas.