Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

O ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, LIVRO DIDÁTICO, LETRAMENTO, FUNÇÃO SÓCIO COMUNICATIVA Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27489
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 590
    "inscrito_id" => 558
    "titulo" => "O ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "O presente artigo é resultante de uma pesquisa que teve por finalidade analisar como os gêneros textuais são trabalhados por livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foram utilizados referenciais ligados à discussão do ensino de gêneros textuais sob a perspectiva sócio interacionista do conhecimento, considerando aspectos de progressão, produção e o papel da concepção de letramento juntamente ao de gênero. A metodologia aqui utilizada trata-se do estudo bibliográfico acerca das temáticas, e da análise crítica dos livros didáticos de língua portuguesa das coleções -Formando Cidadãos 2ª ed. (2012) e Projeto Buriti 3ªed.(2013)- dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base na discussão teórica buscou-se analisar inicialmente se os livros trazem o ensino dos gêneros textuais numa compreensão sócio interacionista, de modo que se atente ao ensino dos mesmos não somente numa apresentação de características, mas a partir da função sócio comunicativa de cada gênero, fazendo os alunos refletirem a respeito destas funções. Foram também analisados aspectos de variedade na apresentação de gêneros, progressão e de produção de texto de modo que os alunos pudessem consolidar o conhecimento acerca da função sócio comunicativa de cada gênero trabalhado. A partir da observação dos elementos já colocados foi possível perceber nas coleções analisadas, inúmeras carências epistêmicas e didáticas no ensino dos gêneros, ocorrendo em uma das coleções a não abordagem sobre o ensino de gêneros textuais. Outra questão observada diz respeito à reflexão acerca da função sócio comunicativa dos gêneros, o que ainda é relativamente ausente nos livros didáticos, pois ainda que se trate das características que constituem os gêneros, em maior parte dos casos analisados os livros didáticos não levam os alunos à reflexão sobre a função comunicativa de cada tipo textual, sendo um trabalho que passa a depender em grande parte do posicionamento docente. Neste artigo será apontado os resultados da pesquisa realizada conversando com uma gama de autores que tornam a discussão sobre o ensino de gênero atual no campo das discussões acadêmicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LIVRO DIDÁTICO, LETRAMENTO, FUNÇÃO SÓCIO COMUNICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID558_23032017182913.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELOYSE RAYANNE PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELOYSE RAYANNE"
    "autor_email" => "eloyse_rayanne@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPE - CAA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27489
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 590
    "inscrito_id" => 558
    "titulo" => "O ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "O presente artigo é resultante de uma pesquisa que teve por finalidade analisar como os gêneros textuais são trabalhados por livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foram utilizados referenciais ligados à discussão do ensino de gêneros textuais sob a perspectiva sócio interacionista do conhecimento, considerando aspectos de progressão, produção e o papel da concepção de letramento juntamente ao de gênero. A metodologia aqui utilizada trata-se do estudo bibliográfico acerca das temáticas, e da análise crítica dos livros didáticos de língua portuguesa das coleções -Formando Cidadãos 2ª ed. (2012) e Projeto Buriti 3ªed.(2013)- dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base na discussão teórica buscou-se analisar inicialmente se os livros trazem o ensino dos gêneros textuais numa compreensão sócio interacionista, de modo que se atente ao ensino dos mesmos não somente numa apresentação de características, mas a partir da função sócio comunicativa de cada gênero, fazendo os alunos refletirem a respeito destas funções. Foram também analisados aspectos de variedade na apresentação de gêneros, progressão e de produção de texto de modo que os alunos pudessem consolidar o conhecimento acerca da função sócio comunicativa de cada gênero trabalhado. A partir da observação dos elementos já colocados foi possível perceber nas coleções analisadas, inúmeras carências epistêmicas e didáticas no ensino dos gêneros, ocorrendo em uma das coleções a não abordagem sobre o ensino de gêneros textuais. Outra questão observada diz respeito à reflexão acerca da função sócio comunicativa dos gêneros, o que ainda é relativamente ausente nos livros didáticos, pois ainda que se trate das características que constituem os gêneros, em maior parte dos casos analisados os livros didáticos não levam os alunos à reflexão sobre a função comunicativa de cada tipo textual, sendo um trabalho que passa a depender em grande parte do posicionamento docente. Neste artigo será apontado os resultados da pesquisa realizada conversando com uma gama de autores que tornam a discussão sobre o ensino de gênero atual no campo das discussões acadêmicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, LIVRO DIDÁTICO, LETRAMENTO, FUNÇÃO SÓCIO COMUNICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID558_23032017182913.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELOYSE RAYANNE PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELOYSE RAYANNE"
    "autor_email" => "eloyse_rayanne@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPE - CAA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente artigo é resultante de uma pesquisa que teve por finalidade analisar como os gêneros textuais são trabalhados por livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foram utilizados referenciais ligados à discussão do ensino de gêneros textuais sob a perspectiva sócio interacionista do conhecimento, considerando aspectos de progressão, produção e o papel da concepção de letramento juntamente ao de gênero. A metodologia aqui utilizada trata-se do estudo bibliográfico acerca das temáticas, e da análise crítica dos livros didáticos de língua portuguesa das coleções -Formando Cidadãos 2ª ed. (2012) e Projeto Buriti 3ªed.(2013)- dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base na discussão teórica buscou-se analisar inicialmente se os livros trazem o ensino dos gêneros textuais numa compreensão sócio interacionista, de modo que se atente ao ensino dos mesmos não somente numa apresentação de características, mas a partir da função sócio comunicativa de cada gênero, fazendo os alunos refletirem a respeito destas funções. Foram também analisados aspectos de variedade na apresentação de gêneros, progressão e de produção de texto de modo que os alunos pudessem consolidar o conhecimento acerca da função sócio comunicativa de cada gênero trabalhado. A partir da observação dos elementos já colocados foi possível perceber nas coleções analisadas, inúmeras carências epistêmicas e didáticas no ensino dos gêneros, ocorrendo em uma das coleções a não abordagem sobre o ensino de gêneros textuais. Outra questão observada diz respeito à reflexão acerca da função sócio comunicativa dos gêneros, o que ainda é relativamente ausente nos livros didáticos, pois ainda que se trate das características que constituem os gêneros, em maior parte dos casos analisados os livros didáticos não levam os alunos à reflexão sobre a função comunicativa de cada tipo textual, sendo um trabalho que passa a depender em grande parte do posicionamento docente. Neste artigo será apontado os resultados da pesquisa realizada conversando com uma gama de autores que tornam a discussão sobre o ensino de gênero atual no campo das discussões acadêmicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.