Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

PROVERBIANDO: UM PASSEIO PELA CULTURA POPULAR

Palavra-chaves: PROVÉRBIOS POPULARES, MULTILETRAMENTO, LEITURA, ARGUMENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT12-MULTILETRAMENTOS NAS CULTURAS POPULARES
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Revelando valores, cultura, costumes e tradições, as manifestações culturais perpetuam, de geração em geração, características originárias de um determinado povo. Além das danças culturais, lendas, contos populares, superstições, trava línguas, os provérbios (também conhecido como ditados populares) revelam o perfil cultural de um povo. Não só expressão cultual, os provérbios destacam-se socialmente pela transmissão da moral e valores, por meio da oralidade “de pai para filho”. A partir dessa compreensão, pensou-se na elaboração de um projeto docente, cujo foco foi o multiletramento a partir das tradições populares. Sendo assim, considerou-se que o “provérbio popular” mais do que uma manifestação cultural, é também uma maneira pela qual o locutor se utiliza argumentativamente para tentar convencer seu interlocutor de algo. Diante destas considerações, o presente estudo tem como objetivo principal discutir as etapas de realização e os resultados obtidos a partir do projeto de leitura e interpretação intitulado “Proverbiando: um passeio pela cultura popular” desenvolvido em uma turma de 8º ano de uma Escola Estadual da cidade de Campina Grande-PB. Esse projeto, teve por objetivo geral resgatar, nos alunos, as manifestações culturais do povo brasileiro e instigá-los à interpretação e percepção dos argumentos contidos nos provérbios populares, isso a partir do desenvolvimento de diversificadas atividades em sala de aula, como também nos vários espaços da escola, a saber: sala de vídeo; sala de informática; biblioteca; pátio da escola. Para tanto, nesse artigo propusemos, a partir do método qualitativo, discutir as contribuições teóricas de Ducrot (1988) acerca da Teoria da Argumentação na Língua e de Bordini e Aguiar (1988), sobre o trabalho com leitura em sala de aula; descrever as etapas de realização do projeto; e analisar, mediante a teoria citada, os resultados obtidos.

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