O DIZER DO ALUNO COMO UM CAMINHO QUE DIRECIONA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA PRODUCAO DE TEXTO ESCRITO
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Trata-se de uma pesquisa – ação de natureza qualitativa. A coleta de dados para o estudo foi realizada durante o desenvolvimento do projeto “Africanidade como possibilidade no ensino de Língua Portuguesa”, refletindo sobre preconceitos e a construção de relações de tolerância. Tem como corpus a produção escrita de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II e como objeto de pesquisa o discurso dos alunos sobre a temática “africanidade”. Fundamenta-se em pressupostos teóricos, da Análise do Discurso (francesa), entre outros, Orlandi (1996), (2007), Fernandes (2005) e na perspectiva de Geraldi (1997). Resultados revelam como os alunos assumiram o seu papel de sujeito nas primeiras produções textuais, o que direcionou as discussões que evidenciam como foram produzindo novos sentidos à medida que o tema foi sendo trabalhado em sala de aula, principalmente, como utilizaram-se de gestos de interpretação diante de acontecimentos sócio-históricos, revelando como expressam a visão que têm da sua exterioridade, contribuindo para o desenvolvimento da produção de texto como espaço de interlocução.\r\n \r\n Palavras-chave: Análise do discurso. Africanidade. Produção Textual. 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