A ideia de apresentar diversos gêneros dentro da sala de aula, muito discutida atualmente, busca contribuir para uma mudança na perspectiva de leitura e produção textual dos alunos, assim como proporcionar um ensino completo, onde o aluno tenha acesso ao todo e não apenas a fragmentos. O presente artigo tem por objetivo discorrer a respeito da importância das sequências didáticas para o ensino de gêneros textuais dentro da sala de aula, tendo como bases norteadoras a proposta apresentada por Koch, juntamente com as concepções de linguagens e gêneros apresentados por Marcuschi, também presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Este trabalho consiste em demostrar não apenas a elaboração, mas a importância da elaboração de uma sequência didática para o planejamento das etapas de trabalho com o aluno, e o próprio trabalho com a leitura e escrita, juntamente com os aspectos gramaticais incorporados a um gênero, reafirmando o trabalho em conjunto dessas áreas. Aqui buscamos destacar a sequência didática não apenas como algo focado na produção textual, mas como um agente contribuinte para o ensino da gramática fora dos padrões da metalinguagem, utilizando-se da metalinguística para trabalhar a gramática em uso. Mediante os pressupostos apresentados chegamos à conclusão que a principal finalidade de se utilizar as sequências didáticas, não é apenas proporcionar ao aluno a capacidade e o conhecimento necessário para realizar todas as tarefas e etapas para a produção de um gênero, mas também proporcionar uma estrutura que permite ao professor auxiliar o aluno em todo esse processo, se valendo de uma amplitude para o desenvolvimento do aluno, levando-o a refletir sobre diversos assuntos, utilizando os gêneros textuais como pontes para o aprendizado de diversos conteúdos.