Este trabalho objetiva analisar as contribuições do texto teatral “As Aventura de João Grilo”, de Lourdes Ramalho, na formação do leitor na perspectiva do letramento literário no ensino fundamental. Direciona-se como proposta de ações pedagógicas que visam desenvolver competências leitoras dos educandos por via do gênero literário dramático. O marco teórico da pesquisa está pautado em alguns autores entre os quais destacamos: Solé (1998) e Lajolo (2004), acerca das concepções de leitura e formação do leitor, Candido (1995; 2002) quanto à necessidade da literatura para formação do caráter, do desenvolvimento intelectual e psicológico do leitor, Cosson (2014; 2016) e Soares (2011), que abordam as concepções relativas ao letramento literário dentre outros autores. Nosso estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. A metodologia tem por base a sequência básica (COSSON), que será desenvolvida com apoio de questionário de sondagem, para averiguar a relação e o domínio da turma acerca do gênero texto teatral, exercícios de leitura e interpretação sobre o texto teatral e suas características, além da execução de oficinas de jogos teatrais com a culminância de uma produção textual de teatro com temática escolhida pelos alunos a ser apresentado à comunidade escolar. Trata-se em pesquisa em processo de construção e aplicação, no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), cujos resultados esperados das ações pedagógicas propostas devem possibilitar avaliar a contribuição do teatro na formação do leitor na perspectiva do letramento literário, fazendo jus à construção de uma prática efetiva de exercícios de leitura do texto literário e produção de textos.