Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

LETRAMENTO LITERÁRIO: O TEXTO TEATRAL COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Palavra-chaves: TEATRO, LEITOR, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27420
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 292
    "inscrito_id" => 764
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: O TEXTO TEATRAL COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar as contribuições do texto teatral “As Aventura de João Grilo”, de Lourdes Ramalho, na formação do leitor na perspectiva do letramento literário no ensino fundamental. Direciona-se como proposta de ações pedagógicas que visam desenvolver competências leitoras dos educandos por via do gênero literário dramático. O marco teórico da pesquisa está pautado em alguns autores entre os quais destacamos: Solé (1998) e Lajolo (2004), acerca das concepções de leitura e formação do leitor, Candido (1995; 2002) quanto à necessidade da literatura para formação do caráter, do desenvolvimento intelectual e psicológico do leitor, Cosson (2014; 2016) e Soares (2011), que abordam as concepções relativas ao letramento literário dentre outros autores. Nosso estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. A metodologia tem por base a sequência básica (COSSON), que será desenvolvida com apoio de questionário de sondagem, para averiguar a relação e o domínio da turma acerca do gênero texto teatral, exercícios de leitura e interpretação sobre o texto teatral e suas características, além da execução de oficinas de jogos teatrais com a culminância de uma produção textual de teatro com temática escolhida pelos alunos a ser apresentado à comunidade escolar. Trata-se em pesquisa em processo de construção e aplicação, no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), cujos resultados esperados das ações pedagógicas propostas devem possibilitar avaliar a contribuição do teatro na formação do leitor na perspectiva do letramento literário, fazendo jus à construção de uma prática efetiva de exercícios de leitura do texto literário e produção de textos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "TEATRO, LEITOR, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID764_15032017014325.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ HILTON SILVA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ HILTON"
    "autor_email" => "josehsdantas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27420
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 292
    "inscrito_id" => 764
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: O TEXTO TEATRAL COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar as contribuições do texto teatral “As Aventura de João Grilo”, de Lourdes Ramalho, na formação do leitor na perspectiva do letramento literário no ensino fundamental. Direciona-se como proposta de ações pedagógicas que visam desenvolver competências leitoras dos educandos por via do gênero literário dramático. O marco teórico da pesquisa está pautado em alguns autores entre os quais destacamos: Solé (1998) e Lajolo (2004), acerca das concepções de leitura e formação do leitor, Candido (1995; 2002) quanto à necessidade da literatura para formação do caráter, do desenvolvimento intelectual e psicológico do leitor, Cosson (2014; 2016) e Soares (2011), que abordam as concepções relativas ao letramento literário dentre outros autores. Nosso estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. A metodologia tem por base a sequência básica (COSSON), que será desenvolvida com apoio de questionário de sondagem, para averiguar a relação e o domínio da turma acerca do gênero texto teatral, exercícios de leitura e interpretação sobre o texto teatral e suas características, além da execução de oficinas de jogos teatrais com a culminância de uma produção textual de teatro com temática escolhida pelos alunos a ser apresentado à comunidade escolar. Trata-se em pesquisa em processo de construção e aplicação, no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), cujos resultados esperados das ações pedagógicas propostas devem possibilitar avaliar a contribuição do teatro na formação do leitor na perspectiva do letramento literário, fazendo jus à construção de uma prática efetiva de exercícios de leitura do texto literário e produção de textos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "TEATRO, LEITOR, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID764_15032017014325.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ HILTON SILVA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ HILTON"
    "autor_email" => "josehsdantas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as contribuições do texto teatral “As Aventura de João Grilo”, de Lourdes Ramalho, na formação do leitor na perspectiva do letramento literário no ensino fundamental. Direciona-se como proposta de ações pedagógicas que visam desenvolver competências leitoras dos educandos por via do gênero literário dramático. O marco teórico da pesquisa está pautado em alguns autores entre os quais destacamos: Solé (1998) e Lajolo (2004), acerca das concepções de leitura e formação do leitor, Candido (1995; 2002) quanto à necessidade da literatura para formação do caráter, do desenvolvimento intelectual e psicológico do leitor, Cosson (2014; 2016) e Soares (2011), que abordam as concepções relativas ao letramento literário dentre outros autores. Nosso estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. A metodologia tem por base a sequência básica (COSSON), que será desenvolvida com apoio de questionário de sondagem, para averiguar a relação e o domínio da turma acerca do gênero texto teatral, exercícios de leitura e interpretação sobre o texto teatral e suas características, além da execução de oficinas de jogos teatrais com a culminância de uma produção textual de teatro com temática escolhida pelos alunos a ser apresentado à comunidade escolar. Trata-se em pesquisa em processo de construção e aplicação, no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), cujos resultados esperados das ações pedagógicas propostas devem possibilitar avaliar a contribuição do teatro na formação do leitor na perspectiva do letramento literário, fazendo jus à construção de uma prática efetiva de exercícios de leitura do texto literário e produção de textos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.