O período de estágio supervisionado nos cursos de formação docente é um importante momento de reflexão sobre a prática que permite colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo da vida acadêmica (XAVIER, 2009), uma vez que há uma aproximação com a realidade da escola. No que se refere ao ensino de inglês, o estágio propicia a oportunidade de o professor iniciante tentar diminuir a lacuna que ainda existe nas aulas, principalmente no ensino fundamental em relação ao uso da leitura e da escrita. Considerando as inúmeras possibilidades que o docente possui de desenvolver o seu plano de atividades no estágio supervisionado, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de implementação de um determinado gênero textual, por meio de uma Sequência didática (SD). Neste estudo, compreendemos a SD como “um conjunto de atividades organizadas de forma sistemática e em volta de um determinado gênero textual” (DOLZ, et al., 2004). A presente pesquisa será desenvolvida em uma turma do 9º ano em uma escola pública da rede estadual no Rio Grande do Norte. O gênero textual produzido por meio da SD será uma Sinopse de um filme, dado que o livro didático Alive distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e adotado na escola onde será realizado o estágio, já traz atividades e conteúdos que contribuíram para a escolha e aplicação do referido gênero textual. As atividades desenvolvidas em sala de aula alinham-se a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) no que concerne o processo de ensino das habilidades de compreensão e produção e escrita no quarto ciclo. Os resultados parciais indicam que a utilização de uma SD em aulas de língua inglesa contribui para o desenvolvimento e um maior engajamento dos alunos em atividades que envolvem o processo da leitura e da escrita. Dessa forma, entendemos que uma SD pode ser uma boa alternativa para
que o professor possa trabalhar com os mais variados gêneros textuais em sala de aula, sejam eles orais e/ou escritos.