Este resumo está inserido no GT Literatura na Escola: Ensino e Pesquisa e pretende contribuir com as pesquisas e discussões no âmbito do ensino e da pesquisa da Literatura em ambiente escolar. O estudo apresenta uma reflexão sobre as práticas de leitura e de escrita, a partir do estudo da Literatura de Cordel, uma vez que esse tipo de literatura era desconhecido dos alunos. As atividades foram realizadas na disciplina de Língua Portuguesa I e II, nos cursos Técnicos em Agropecuária e Aquicultura Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Roraima - Campus Amajari, no Estado de Roraima. O objetivo foi incentivar a leitura e a escrita, utilizando novas possibilidades de aprendizagem a partir de atividades lúdicas com o cordel. Por isso, o trabalho fundamentou-se em dois aspectos essenciais: leitura e escrita. A metodologia aconteceu em etapas. Primeiramente, fizeram-se estudos bibliográficos e pesquisas na internet, sobre o que é a Literatura de Cordel, sua origem e como surgiu no Brasil. Em um segundo momento, foram apresentados folhetos ilustrativos para que os alunos tivessem acesso à literatura popular, praticando a leitura cadenciada dos versos e visualizando a estrutura de sílabas e de rimas e também as xilogravuras. A terceira etapa iniciou-se com a produção escrita da estrutura textual, alternando sala de aula e laboratório de informática. Ressalta-se ainda que os temas escolhidos para a produção dos cordéis foram diversos, incluindo os estudados nas respectivas disciplinas técnicas dos cursos referidos. Por fim, deu-se a escrita dos textos, a confecção final com a escolha dos desenhos e a revisão pelo professor. A impressão dos livretos ocorreu simultaneamente ao agendamento do dia da apresentação da mostra que se deu no hall da biblioteca do campus. Os dois professores de Português, o diretor de ensino e as duas pedagogas do campus estiveram presentes. Concluídas essas etapas, professor e alunos sentaram e apresentaram algumas observações sobre a validade do projeto. Esse levantamento considerou que, no respectivo projeto, os alunos conheceram os aspectos históricos, técnicos e culturais da Literatura de Cordel, uma vez que não haviam ouvido falar sobre esse tipo de Literatura. Chegamos à conclusão de que o aprendizado aconteceu de forma gradativa. Dessa forma, pudemos entender que pesquisa e ensino, ao serem trabalhados simultaneamente, atenderam satisfatoriamente ao propósito do trabalho.