ROZA, Edleide Santos. O cordel e o letramento literário:teoria e prática. Anais IV SINALGE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/27474>. Acesso em: 27/12/2024 08:57
Este artigo versa acerca do gênero cordel na perspectiva do letramento literário e objetiva ressaltar a necessidade da leitura simultânea palavra–imagem para o completo estabelecimento dos sentidos presentes nos textos constituídos verbo-visualmente, dentre eles, o gênero citado. Este estudo está estruturado em duas partes: uma teórica e outra prática. A primeira forma o corpo deste artigo e consta de uma revisão a respeito dos dois eixos constitutivos desta pesquisa: o gênero cordel e o letramento literário. A segunda, apresentada na forma de texto complementar, traz uma proposta prática de como trabalhar com o folheto, em sala de aula, mediante a aplicação de uma sequência didática, elaborada a partir da leitura e análise do folheto de cordel A mulher que se casou dezoito vezes..., de Valeriano Felix dos Santos. A sequência mencionada é composta por atividades e jogos que possibilitam a realização da leitura verbo-visual do folheto e o estudo comparativo entre as capas das duas versões existentes do livreto. No processo de estudo geral da obra foi enfatizada a leitura concomitante das duas formas de linguagem, a verbal e a visual, constitutivas do gênero, haja vista que, em sala de aula, pode ocorrer a tendência do folheto de cordel, em sua leitura, ser considerado ora sob a perspectiva verbal, ora sob a perspectiva visual separadamente. Espera-se que os alunos compreendam a necessidade de conjugar a leitura da linguagem verbal e da linguagem visual para apreender de forma mais completa os diversos sentidos do gênero cordel, e, consequentemente, de outros gêneros estruturados verbo-visualmente.