A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA PARA O (RE)FAZER DOCENTE: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO
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A metodologia utilizada consta de uma pesquisa bibliográfica baseada nas concepções teóricas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) sobre o ensino de gêneros textuais por meio de sequências didáticas, e um estudo de natureza aplicada, resultante em uma proposta de trabalho com o gênero artigo de opinião, direcionada a alunos do último ano do Ensino Fundamental. As atividades que compuseram a sequência foram aplicadas a uma turma de alunos de uma escola do interior do Estado do Ceará, que apresentaram, ao final, desempenho compatível com a aquisição de habilidades inerentes ao gênero em estudo. Concluímos, portanto, que a sequência didática, aliada a um bom planejamento didático, constitui-se numa eficaz estratégia de trabalho docente que muito tem a contribuir com o ensino e a aprendizagem dos gêneros textuais na escola." 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