A LITERATURA INFANTIL PRODUZINDO SABERES EM CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27174 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 1094 "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL PRODUZINDO SABERES EM CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente estudo consiste em um relato de experiência da aplicação da literatura infantil como forma de promover a aprendizagem das ciências nas séries iniciais. A atividade foi aplicada em uma escola pública municipal de Esperança-PB, em uma turma de 3° ano, com 36 alunos de ambos os gêneros. A promoção da leitura é um dos caminhos para avançar sobre o ensino da ciência pautado na mera transmissão de conteúdos, oferecendo as crianças um entendimento adequado sobre ciência, tecnologia e a sociedade. Promovendo uma alfabetização científica e a formação de valores éticos e morais indispensáveis para a vida em sociedade. Procuramos identificar, através do estudo e interpretação de diálogos e desenhos espontâneos das crianças, noções simples sobre o habitat natural e as relações entre os animais. A estratégia metodológica partiu da seleção de um livro infantil, de acordo com critérios pré-determinados de conteúdos, texto e imagens, e a elaboração de atividades que oportunize as crianças exercer suas habilidades e desenvolver sua capacidade crítica e reflexiva. Os resultados obtidos demonstram como as imagens, os personagens e os locais onde acontecem a história auxilia as crianças a compreenderem e associarem naturalmente os conteúdos de Ciências, contribuindo com a alfabetização científica, e aumentando o interesse e a motivação das crianças pela ciência. O uso dos livros em uma atividade de sala de aula, permite a articulação de habilidades necessárias a alfabetização e o trabalho conceitual de ciências. É bastante proveitosa a relação literatura infantil e ensino de ciências, mas merecendo um cuidado para que as informações transmitidas não estejam distorcidas, levando os alunos a uma compreensão errônea sobre os fenômenos da natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1094_14032017104251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDÊNIA KELLY DANTAS DA SILVA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "WALDÊNIA" "autor_email" => "waldeniakelly@gmail.com" "autor_ies" => "E.M.E.F. DOM MANUEL PALMEIRA DA ROCHA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27174 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 1094 "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL PRODUZINDO SABERES EM CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente estudo consiste em um relato de experiência da aplicação da literatura infantil como forma de promover a aprendizagem das ciências nas séries iniciais. A atividade foi aplicada em uma escola pública municipal de Esperança-PB, em uma turma de 3° ano, com 36 alunos de ambos os gêneros. A promoção da leitura é um dos caminhos para avançar sobre o ensino da ciência pautado na mera transmissão de conteúdos, oferecendo as crianças um entendimento adequado sobre ciência, tecnologia e a sociedade. Promovendo uma alfabetização científica e a formação de valores éticos e morais indispensáveis para a vida em sociedade. Procuramos identificar, através do estudo e interpretação de diálogos e desenhos espontâneos das crianças, noções simples sobre o habitat natural e as relações entre os animais. A estratégia metodológica partiu da seleção de um livro infantil, de acordo com critérios pré-determinados de conteúdos, texto e imagens, e a elaboração de atividades que oportunize as crianças exercer suas habilidades e desenvolver sua capacidade crítica e reflexiva. Os resultados obtidos demonstram como as imagens, os personagens e os locais onde acontecem a história auxilia as crianças a compreenderem e associarem naturalmente os conteúdos de Ciências, contribuindo com a alfabetização científica, e aumentando o interesse e a motivação das crianças pela ciência. O uso dos livros em uma atividade de sala de aula, permite a articulação de habilidades necessárias a alfabetização e o trabalho conceitual de ciências. É bastante proveitosa a relação literatura infantil e ensino de ciências, mas merecendo um cuidado para que as informações transmitidas não estejam distorcidas, levando os alunos a uma compreensão errônea sobre os fenômenos da natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1094_14032017104251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDÊNIA KELLY DANTAS DA SILVA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "WALDÊNIA" "autor_email" => "waldeniakelly@gmail.com" "autor_ies" => "E.M.E.F. DOM MANUEL PALMEIRA DA ROCHA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }