O artigo visa socializar com outros educadores do país a experiência de uma formação continuada com equipes gestoras do município de Cruzeiro do Sul no Acre, na busca de subsidiar as equipes gestoras das escolas da Rede Estadual de Educação para elaboração do Planejamento, destaca-se ainda a necessidade de abordagem do processo formativo das equipes gestoras e uma retomada ao estudo dos procedimentos de leitura e escrita. Os objetivos principais desenvolvidos na formação foram subsidiar as equipes gestoras das escolas da Rede Estadual de Educação para elaboração do Planejamento, partindo da reflexão sobre o percurso da escola durante o ano letivo de 2016, a fim de avaliá-lo, alinhando objetivos e ações para 2017, bem como retomar e/ou replanejar estratégias da organização do trabalho pedagógico. Orientar as equipes no planejamento das ações necessárias para melhoria do desempenho de todos os alunos, considerando as capacidades a serem desenvolvidas conforme o Projeto Político Pedagógico, o Plano de Gestão Pedagógica e as Orientações Curriculares da Secretaria Estadual Educação. Orientar as equipes gestoras sobre a importância do trabalho com a leitura em todas as áreas, visando melhorar as capacidades/competências de leitura, escrita e reflexão dos alunos. Utilizou-se a exibição de um vídeo para a motivação da acolhida do grupo, discutiu-se o processo formativo com foco na concepção de formação das equipes gestoras, professores e estudantes, iniciou-se uma reflexão, análise e avaliação do Plano de Gestão Pedagógica elaborado em 2016, organizou-se uma retomada aos procedimentos de leitura e escrita, pois entende-se que as dimensões do ato de ler e escrever devem orientar o planejamento e o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita na escola, se queremos de fato, formarmos leitores e escritores competentes, que se apropriam das estratégias e dos procedimentos de leitura e escrita nos diferentes contextos. A formação proporcionou esclarecimentos sobre como planejar leitura e escrita em todas as disciplinas; as trocas de experiências; a segurança nos conhecimentos tratados por parte dos formadores; conteúdos da formação adequado ao trabalho escolar; o entrosamento da equipe multiplicadora; elaboração de ações práticas de sala de aula com foco na leitura e escrita; reflexão aprofundada sobre os fatores que contribuem na melhoria do desempenho dos estudantes; envolvimento das equipes gestoras; aproveitamento do tempo; conteúdos significativos; boa retórica, comunicação, estudo crítico e aprofundado por parte dos multiplicadores; consonância da divisão dos temas e do tempo na formação e ampliação dos conhecimentos nas diversas áreas.