Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A LEITURA E O MEIO SOCIAL DO ALUNO

Palavra-chaves: LEITURA, ALUNO, MEIO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27168
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 159
    "inscrito_id" => 974
    "titulo" => "A LEITURA E O MEIO SOCIAL DO ALUNO"
    "resumo" => """
      Esse artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a leitura e o meio social do aluno, bem como a importância do discurso no desenvolvimento do indivíduo. Para o incremento do artigo trabalhou-se, dentre outros, com Barbosa (1994), Kleiman (1989), Orlandi (2008), Soares (2010) e Solé (1998). No convívio social é necessário, dentre outras coisas, saber ler, no sentido mais amplo da palavra leitura, pois, com as mudanças que ocorrem significativamente na sociedade contemporânea, a leitura é fundamental para o individuo acompanhar o desenvolvimento e as mudanças socioculturais, visto que, precisa utilizar a linguagem tanto oral quanto escrita nas mais variadas situações sociais. Com a prática atuante da leitura o indivíduo se enriquece de novos conhecimentos, abraçando o mundo a sua volta, podendo assim exercer atribuições que lhes competem, podendo ser um cidadão contribuinte em sua sociedade, que evolui significativamente, sendo pois, necessárias a presença e a participação desses agentes transformadores inseridos na sociedade, que precisa cada dia mais de seres pensantes e conscientes de seus direitos e deveres. Por fim, a guisa de conclusão, afirma-se que a leitura abre caminhos para o indivíduo viver melhor, para conhecer o mundo e se autoconhecer. Ela ajuda a construir o indivíduo, como cidadão crítico e inovador, que questiona e ao mesmo tempo responde, e tenta encontrar soluções e/ou encaminhamentos para os conflitos e dilemas socioculturais. Devendo ser uma prática constante e realizada mediante a utilização de diferentes textos, tanto para a leitura quanto para a produção; sendo essa habilidade concretizada na escola, na vivência familiar e social do indivíduo. \r\n
      Palavras chaves: Leitura, aluno, conhecimento, meio social.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ALUNO, MEIO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID974_08032017140120.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDNIR FARIAS DA SILVA LEÃO"
    "autor_nome_curto" => "ALDNIR LEÃO"
    "autor_email" => "aldnirfarias@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE LAGOA DE DENTRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27168
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 159
    "inscrito_id" => 974
    "titulo" => "A LEITURA E O MEIO SOCIAL DO ALUNO"
    "resumo" => """
      Esse artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a leitura e o meio social do aluno, bem como a importância do discurso no desenvolvimento do indivíduo. Para o incremento do artigo trabalhou-se, dentre outros, com Barbosa (1994), Kleiman (1989), Orlandi (2008), Soares (2010) e Solé (1998). No convívio social é necessário, dentre outras coisas, saber ler, no sentido mais amplo da palavra leitura, pois, com as mudanças que ocorrem significativamente na sociedade contemporânea, a leitura é fundamental para o individuo acompanhar o desenvolvimento e as mudanças socioculturais, visto que, precisa utilizar a linguagem tanto oral quanto escrita nas mais variadas situações sociais. Com a prática atuante da leitura o indivíduo se enriquece de novos conhecimentos, abraçando o mundo a sua volta, podendo assim exercer atribuições que lhes competem, podendo ser um cidadão contribuinte em sua sociedade, que evolui significativamente, sendo pois, necessárias a presença e a participação desses agentes transformadores inseridos na sociedade, que precisa cada dia mais de seres pensantes e conscientes de seus direitos e deveres. Por fim, a guisa de conclusão, afirma-se que a leitura abre caminhos para o indivíduo viver melhor, para conhecer o mundo e se autoconhecer. Ela ajuda a construir o indivíduo, como cidadão crítico e inovador, que questiona e ao mesmo tempo responde, e tenta encontrar soluções e/ou encaminhamentos para os conflitos e dilemas socioculturais. Devendo ser uma prática constante e realizada mediante a utilização de diferentes textos, tanto para a leitura quanto para a produção; sendo essa habilidade concretizada na escola, na vivência familiar e social do indivíduo. \r\n
      Palavras chaves: Leitura, aluno, conhecimento, meio social.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ALUNO, MEIO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID974_08032017140120.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDNIR FARIAS DA SILVA LEÃO"
    "autor_nome_curto" => "ALDNIR LEÃO"
    "autor_email" => "aldnirfarias@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE LAGOA DE DENTRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a leitura e o meio social do aluno, bem como a importância do discurso no desenvolvimento do indivíduo. Para o incremento do artigo trabalhou-se, dentre outros, com Barbosa (1994), Kleiman (1989), Orlandi (2008), Soares (2010) e Solé (1998). No convívio social é necessário, dentre outras coisas, saber ler, no sentido mais amplo da palavra leitura, pois, com as mudanças que ocorrem significativamente na sociedade contemporânea, a leitura é fundamental para o individuo acompanhar o desenvolvimento e as mudanças socioculturais, visto que, precisa utilizar a linguagem tanto oral quanto escrita nas mais variadas situações sociais. Com a prática atuante da leitura o indivíduo se enriquece de novos conhecimentos, abraçando o mundo a sua volta, podendo assim exercer atribuições que lhes competem, podendo ser um cidadão contribuinte em sua sociedade, que evolui significativamente, sendo pois, necessárias a presença e a participação desses agentes transformadores inseridos na sociedade, que precisa cada dia mais de seres pensantes e conscientes de seus direitos e deveres. Por fim, a guisa de conclusão, afirma-se que a leitura abre caminhos para o indivíduo viver melhor, para conhecer o mundo e se autoconhecer. Ela ajuda a construir o indivíduo, como cidadão crítico e inovador, que questiona e ao mesmo tempo responde, e tenta encontrar soluções e/ou encaminhamentos para os conflitos e dilemas socioculturais. Devendo ser uma prática constante e realizada mediante a utilização de diferentes textos, tanto para a leitura quanto para a produção; sendo essa habilidade concretizada na escola, na vivência familiar e social do indivíduo. Palavras chaves: Leitura, aluno, conhecimento, meio social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.