LEÃO, Aldnir Farias Da Silva. A leitura e o meio social do aluno. Anais IV SINALGE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/27168>. Acesso em: 23/11/2024 18:41
Esse artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a leitura e o meio social do aluno, bem como a importância do discurso no desenvolvimento do indivíduo. Para o incremento do artigo trabalhou-se, dentre outros, com Barbosa (1994), Kleiman (1989), Orlandi (2008), Soares (2010) e Solé (1998). No convívio social é necessário, dentre outras coisas, saber ler, no sentido mais amplo da palavra leitura, pois, com as mudanças que ocorrem significativamente na sociedade contemporânea, a leitura é fundamental para o individuo acompanhar o desenvolvimento e as mudanças socioculturais, visto que, precisa utilizar a linguagem tanto oral quanto escrita nas mais variadas situações sociais. Com a prática atuante da leitura o indivíduo se enriquece de novos conhecimentos, abraçando o mundo a sua volta, podendo assim exercer atribuições que lhes competem, podendo ser um cidadão contribuinte em sua sociedade, que evolui significativamente, sendo pois, necessárias a presença e a participação desses agentes transformadores inseridos na sociedade, que precisa cada dia mais de seres pensantes e conscientes de seus direitos e deveres. Por fim, a guisa de conclusão, afirma-se que a leitura abre caminhos para o indivíduo viver melhor, para conhecer o mundo e se autoconhecer. Ela ajuda a construir o indivíduo, como cidadão crítico e inovador, que questiona e ao mesmo tempo responde, e tenta encontrar soluções e/ou encaminhamentos para os conflitos e dilemas socioculturais. Devendo ser uma prática constante e realizada mediante a utilização de diferentes textos, tanto para a leitura quanto para a produção; sendo essa habilidade concretizada na escola, na vivência familiar e social do indivíduo. Palavras chaves: Leitura, aluno, conhecimento, meio social.