ESTADO DA ARTE: REFLEXÕES SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Cintia Marques de Oliveira Alves;
Universidade Federal de Pernambuco cintia_marques1990@hotmail.com;
Resumo: O presente estudo emerge como parte de uma pesquisa de mestrado em andamento na Universidade Federal de Pernambuco sobre gêneros textuais no ciclo de alfabetização. Atualmente, muito se reitera sobre a importância do ensino dos gêneros textuais em sala de aula, estando esta temática, legitimada em documentos, programas e propostas oficiais que norteiam a educação brasileira. A relevância dada ao ensino dos gêneros nos documentos oficiais reitera a importância de se compreender o trabalho com os gêneros em sala de aula e sustenta a necessidade de se buscar compreender como caminham as pesquisas em relação a essa temática em âmbito nacional. Como aporte teórico nos apoiamos nos estudos de Bakhtin(2011), que considera a linguagem como um fenômeno social, em Marcushi(2008; 2011) que compreende os gêneros textuais como estruturas que surgem para dar conta das demandas de comunicação presentes em nosso dia a dia, bem como, nos estudos de Schneuwly e Dolz (2011; 2004) sobre o ensino dos gêneros. Vislumbramos com esta revisão, evidenciar a produção científica que foi desenvolvida entre os anos de 2007-2016. Para levantarmos estas informações, buscamos Dissertações e Teses sobre a temática analisada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no SCIELO(Scientifc Eletronic Library online), bem como, buscamos por pesquisas na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) em seu GT10 denominado de alfabetização, leitura e escrita e GT13 denominado de Ensino Fundamental. Como resultados alcançados a partir do levantamento e análise dos estudos publicados, constatamos a insuficiência de trabalhos que tratem especificamente dos gêneros textuais no ciclo de alfabetização, haja vista que os trabalhos encontrados nos diversos bancos de dados repercutem a temática dos gêneros partindo de diversos contextos, e níveis de ensino. Apontando para análise de gêneros específicos, ênfase apenas na produção escrita de gêneros, foco na aprendizagem da leitura e da escrita de diferentes gêneros textuais, análise de gêneros discursivos presentes em livros didáticos, entre outros objetos de pesquisa.
Palavras chave: Gêneros textuais, Gêneros no Ciclo de alfabetização, Gêneros no ciclo.