Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

ESTADO DA ARTE: REFLEXÕES SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, GÊNEROS NO CICLO Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27335
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 534
    "inscrito_id" => 1122
    "titulo" => "ESTADO DA ARTE: REFLEXÕES SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => """
      ESTADO DA ARTE: REFLEXÕES SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO\r\n
      \r\n
      Cintia Marques de Oliveira Alves; \r\n
      \r\n
      Universidade Federal de Pernambuco  cintia_marques1990@hotmail.com; \r\n
      \r\n
      Resumo: O presente estudo emerge como parte de uma pesquisa de mestrado em andamento na Universidade Federal de Pernambuco sobre gêneros textuais no ciclo de alfabetização. Atualmente, muito se reitera sobre a importância do ensino dos gêneros textuais em sala de aula, estando esta temática, legitimada em documentos, programas e propostas oficiais que norteiam a educação brasileira.  A relevância dada ao ensino dos gêneros nos documentos oficiais reitera a importância de se compreender o trabalho com os gêneros em sala de aula e sustenta a necessidade de se buscar compreender como caminham as pesquisas em relação a essa temática em âmbito nacional. Como aporte teórico nos apoiamos nos estudos de Bakhtin(2011), que considera a linguagem como um fenômeno social, em  Marcushi(2008; 2011) que compreende os gêneros  textuais  como estruturas que surgem para dar conta das demandas de comunicação presentes em nosso dia a dia, bem como, nos estudos de Schneuwly e Dolz (2011; 2004) sobre o ensino dos gêneros. Vislumbramos com esta revisão, evidenciar a produção científica que foi desenvolvida entre os anos de 2007-2016. Para levantarmos estas informações, buscamos Dissertações e Teses sobre a temática analisada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no SCIELO(Scientifc Eletronic Library online), bem como, buscamos por pesquisas na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) em seu GT10 denominado de alfabetização, leitura e escrita e GT13 denominado de Ensino Fundamental. Como resultados alcançados a partir do levantamento e análise dos estudos publicados, constatamos a insuficiência de trabalhos que tratem especificamente dos gêneros textuais no ciclo de alfabetização, haja vista que os trabalhos encontrados nos diversos bancos de dados repercutem a temática dos gêneros partindo de diversos contextos, e níveis de ensino. Apontando para análise de gêneros específicos, ênfase apenas na produção escrita de gêneros, foco na aprendizagem da leitura e da escrita de diferentes gêneros textuais, análise de gêneros discursivos presentes em livros didáticos, entre outros objetos de pesquisa. \r\n
       Palavras chave: Gêneros textuais, Gêneros no Ciclo de alfabetização, Gêneros no ciclo.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, GÊNEROS NO CICLO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1122_22032017213821.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTIA MARQUES DE OLIVEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "CINTIA ALVES"
    "autor_email" => "cintia_marques1990@hotmai"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27335
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 534
    "inscrito_id" => 1122
    "titulo" => "ESTADO DA ARTE: REFLEXÕES SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => """
      ESTADO DA ARTE: REFLEXÕES SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO\r\n
      \r\n
      Cintia Marques de Oliveira Alves; \r\n
      \r\n
      Universidade Federal de Pernambuco  cintia_marques1990@hotmail.com; \r\n
      \r\n
      Resumo: O presente estudo emerge como parte de uma pesquisa de mestrado em andamento na Universidade Federal de Pernambuco sobre gêneros textuais no ciclo de alfabetização. Atualmente, muito se reitera sobre a importância do ensino dos gêneros textuais em sala de aula, estando esta temática, legitimada em documentos, programas e propostas oficiais que norteiam a educação brasileira.  A relevância dada ao ensino dos gêneros nos documentos oficiais reitera a importância de se compreender o trabalho com os gêneros em sala de aula e sustenta a necessidade de se buscar compreender como caminham as pesquisas em relação a essa temática em âmbito nacional. Como aporte teórico nos apoiamos nos estudos de Bakhtin(2011), que considera a linguagem como um fenômeno social, em  Marcushi(2008; 2011) que compreende os gêneros  textuais  como estruturas que surgem para dar conta das demandas de comunicação presentes em nosso dia a dia, bem como, nos estudos de Schneuwly e Dolz (2011; 2004) sobre o ensino dos gêneros. Vislumbramos com esta revisão, evidenciar a produção científica que foi desenvolvida entre os anos de 2007-2016. Para levantarmos estas informações, buscamos Dissertações e Teses sobre a temática analisada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no SCIELO(Scientifc Eletronic Library online), bem como, buscamos por pesquisas na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) em seu GT10 denominado de alfabetização, leitura e escrita e GT13 denominado de Ensino Fundamental. Como resultados alcançados a partir do levantamento e análise dos estudos publicados, constatamos a insuficiência de trabalhos que tratem especificamente dos gêneros textuais no ciclo de alfabetização, haja vista que os trabalhos encontrados nos diversos bancos de dados repercutem a temática dos gêneros partindo de diversos contextos, e níveis de ensino. Apontando para análise de gêneros específicos, ênfase apenas na produção escrita de gêneros, foco na aprendizagem da leitura e da escrita de diferentes gêneros textuais, análise de gêneros discursivos presentes em livros didáticos, entre outros objetos de pesquisa. \r\n
       Palavras chave: Gêneros textuais, Gêneros no Ciclo de alfabetização, Gêneros no ciclo.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, GÊNEROS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, GÊNEROS NO CICLO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1122_22032017213821.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTIA MARQUES DE OLIVEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "CINTIA ALVES"
    "autor_email" => "cintia_marques1990@hotmai"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

ESTADO DA ARTE: REFLEXÕES SOBRE OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO Cintia Marques de Oliveira Alves; Universidade Federal de Pernambuco cintia_marques1990@hotmail.com; Resumo: O presente estudo emerge como parte de uma pesquisa de mestrado em andamento na Universidade Federal de Pernambuco sobre gêneros textuais no ciclo de alfabetização. Atualmente, muito se reitera sobre a importância do ensino dos gêneros textuais em sala de aula, estando esta temática, legitimada em documentos, programas e propostas oficiais que norteiam a educação brasileira. A relevância dada ao ensino dos gêneros nos documentos oficiais reitera a importância de se compreender o trabalho com os gêneros em sala de aula e sustenta a necessidade de se buscar compreender como caminham as pesquisas em relação a essa temática em âmbito nacional. Como aporte teórico nos apoiamos nos estudos de Bakhtin(2011), que considera a linguagem como um fenômeno social, em Marcushi(2008; 2011) que compreende os gêneros textuais como estruturas que surgem para dar conta das demandas de comunicação presentes em nosso dia a dia, bem como, nos estudos de Schneuwly e Dolz (2011; 2004) sobre o ensino dos gêneros. Vislumbramos com esta revisão, evidenciar a produção científica que foi desenvolvida entre os anos de 2007-2016. Para levantarmos estas informações, buscamos Dissertações e Teses sobre a temática analisada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no SCIELO(Scientifc Eletronic Library online), bem como, buscamos por pesquisas na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) em seu GT10 denominado de alfabetização, leitura e escrita e GT13 denominado de Ensino Fundamental. Como resultados alcançados a partir do levantamento e análise dos estudos publicados, constatamos a insuficiência de trabalhos que tratem especificamente dos gêneros textuais no ciclo de alfabetização, haja vista que os trabalhos encontrados nos diversos bancos de dados repercutem a temática dos gêneros partindo de diversos contextos, e níveis de ensino. Apontando para análise de gêneros específicos, ênfase apenas na produção escrita de gêneros, foco na aprendizagem da leitura e da escrita de diferentes gêneros textuais, análise de gêneros discursivos presentes em livros didáticos, entre outros objetos de pesquisa. Palavras chave: Gêneros textuais, Gêneros no Ciclo de alfabetização, Gêneros no ciclo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.