Resumo: O estágio será pensado neste trabalho dentro da perspectiva de aproximação do estagiário com o campo de atuação docente, por meio da articulação entre teoria e prática vivenciadas durante o estágio, possibilitando uma compreensão mais profunda dos elementos que envolvem a prática docente, por propiciar a experimentação de problemáticas reais relativas à profissão. Entendemos a vivência do estágio como um espaço que além de uma aproximação com o campo de atuação, propicia também uma análise e reflexão crítica da realidade observada a partir das teorias estudadas, tendo a teoria enquanto elemento fundamental de compreensão das práticas observadas. Entendendo o estágio não apenas como um espaço de execução prática do curso, mas como uma extensão da universidade em termos formativos que nos permite uma aproximação da realidade de sala de aula e uma experimentação viva dos elementos teóricos e práticos em sua relação de complementariedade, este trabalho tem por objetivo, identificar de que forma o estágio contribui para uma aproximação do trabalho docente na contemporaneidade e observar como teoria e prática se envolvem neste processo. A metodologia deste trabalho consiste num relato de experiência das situações observadas e vividas durante o estágio curricular no ensino fundamental, aliado ao estudo bibliográfico de autores que tratam sobre as temáticas envolvidas na discussão, onde obtivemos como resultado, a percepção de que a realização do estágio precisa ser considerada dentro da perspectiva de construção do saber a partir não só da observação, mas também de uma reflexão teórica e do contato e diálogo com o outro, nas experiências reais propiciadas pelo espaço escolar, percebendo que a mera prática de elementos que compõe a profissão docente não dá conta de proporcionar a formação de um professor, pois a prática pela prática não gera os elementos necessários ao bom desempenho profissional, a prática que precisamos buscar realizar deve ser pautada na reflexão e também subsidiada pelo apoio teórico e dos pares de profissão, tanto de igualdade quanto os mais experientes, e também os que estão ali para nos supervisionar, para que desta forma possamos nos aproximar a cada vivência de maneira mais real e sólida dos elementos fundantes de uma prática docente reflexiva.