TAVARES, Nayana Pinheiro. Políticas públicas para o idoso. Anais I CNEH... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/24624>. Acesso em: 13/11/2024 06:50
O presente artigo é recorte do texto da pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco que tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica de professores de Educação Física em intervenções com idosos considerando o contexto das políticas públicas, nesse caso, o Programa Academia da Cidade do Recife, caracterizado como uma política de promoção à saúde. Entendemos que a mesma contribui com as discussões e reflexões sobre os direitos da pessoa idosa, tendo em vista o nosso intento de trazer à tona, discussões acerca da construção de políticas públicas voltadas ao idoso, considerando o marco cronológico e social, destacando desde as políticas internacionais até as nacionais e municipais. Inclui-se no modelo de pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta o questionário, a observação e a entrevista e, como modelo analítico a Análise de conteúdo. Foram analisados os questionários de caracterização de professores e idosos, os recortes de falas de ambos, as observações e os documentos que regem o programa. Dos achados iniciais consta que a prática desses professores, por vezes não atende às demandas específicas do público idoso, sobretudo, porque o Programa não é uma política específica para tal, mas para todas as faixas etárias. Nesse sentido, entendemos que uma vez existindo a demanda e a presença de pessoas idosas, deve haver uma reestruturação e/ou criação de uma política de atendimento própria para essa população dentro do referido programa.