A multiprofissionalidade surge na saúde como uma estratégia de atuação no SUS capaz de garantir o cuidado integral aos usuários, sendo focada na prática integrada entre as variadas profissões deste setor, no intuito de captar toda a complexidade envolvida no processo do cuidado à saúde. Diante disto a residência multiprofissional em saúde se mostra como um cenário favorável para o desenvolvimento de ações educativas, multiprofissionalmente, de modo a garantir o cuidado integral aos usuários do SUS, sendo profissionais e usuários beneficiados com o desenvolvimento dessas. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo descrever uma atividade multiprofissional com abordagem em educação em saúde, realizada por uma Residência em Saúde Hospitalar com ênfase na saúde do idoso. Este trabalho tem caráter descritivo, delineado a partir de um relato de experiência de uma atividade desenvolvida pela Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (RIMUSH) do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), vinculado à Universidade Federal da Paraíba. A atividade se desenvolve nas enfermarias de Clínica Médica do HULW, cujo público alvo são os idosos internos nesse setor e é realizada pelos residentes da RIMUSH. A atividade consiste no desenvolvimento de momentos educativos com uso de metodologias ativas, à luz da educação popular em saúde. Para tanto, os residentes dos diversos cursos da saúde, a saber: enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, serviço social e terapia ocupacional, se dividem igualmente nas enfermarias e a partir de recursos como cartazes, panfletos e dinâmicas estimulam a adoção de postura e hábitos que valorizem a vida saudável no ambiente hospitalar e domiciliar. A intervenção multiprofissional na perspectiva da educação popular em saúde, no âmbito hospitalar, promoveu impactos importantes para os usuários dos serviços, à medida em que estes se mostraram motivados a contribuir com as discussões e trocar conhecimento sobre os temas. Assim como, resultou em grandes benefícios para os profissionais residentes, pois permitiu o estabelecimento de vínculo com todos os idosos, a identificação de demandas e a atuação multiprofissional com enfoque na promoção e prevenção em detrimento das práticas curativas hegemônicas no ambiente hospitalar. Como fragilidades tem-se a não participação dos servidores profissionais de saúde do setor e carência de materiais para elaboração de recursos didáticos.
Palavras-chave: Multiprofissionalidade, Educação em Saúde, Envelhecimento Humano.