Água é um recurso escasso no Nordeste semiárido brasileiro. Os efeitos da seca ou das enchentes das águas do semiárido é de natureza antrópica, ocasionadas pelo desmatamento, pelo lançamento de esgoto não tratado nos rios, pela ocupação das várzeas dos rios, pela impermeabilização do solo no meio urbano e pelo desperdício da água disponível. o objetivo dessa pesquisa foi analisar o conhecimento e práticas sustentáveis dos alunos sobre temas ambientais relacionados aos recursos hídricos. A pesquisa foi realizada na Escola São Sebastião, no município de Brejinho, Pernambuco. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário contendo 08 (oito) afirmativas elaboradas segundo o modelo da escala de Likert. Foram entrevistados 66 alunos, sendo 60,6% (n = 40) do gênero feminino e 39,4% (n = 26) do gênero masculino, com faixa etária 13 e 17 anos. Quanto à abundância de água presente no Semiárido (47,0 %, n=31) discorda em grande parte, resultado este devido a seca e baixa pluviosidade da região onde vivemos. A maioria dos alunos entrevistados (40,9 %, n = 27) concordaram completamente com os benefícios da transposição do rio São Francisco. Dos entrevistados, a maioria (33,3 %, n=22) concorda em grande parte com a poluição local dos rios. Com relação ao conhecimento dos rios locais a maioria dos alunos entrevistados (48,5%, n = 32) mostrou-se indiferente. Conclui-se que as práticas e conhecimentos dos alunos são limitadas com relação aos temas associados aos recursos hídricos. Isso demonstra necessidade de capacitação e divulgação do conhecimento por parte dos professores e da escola para que sejam formados cidadãos críticos.