Essa temática sócio – econômica que é a adulteração da gasolina contempla a questão da qualidade do combustível aos consumidores. A determinação do teor de álcool na gasolina através da abordagem de verificação é bastante difundida nas Escolas de Ensino Médio como forma de inserir e confirmar conceitos abordados em sala de aula. A experimentação como recurso metodológico auxilia ativamente no processo de ensino – aprendizagem, pois permite e propõe uma nova forma de divulgar a ciência aos discentes. O experimento da adulteração da gasolina a partir de uma abordagem de verificação possibilita além do manuseio de materiais, o domínio das técnicas aos alunos, bem como favorecer a introdução de vários conceitos pertinentes a Química referentes à solubilidade, densidade e a porcentagem em volume de forma a qualificar as propriedades físicas e químicas da composição do sistema e também quantificar o percentual de etanol contidos em determinada amostra de gasolina. A proposta do presente trabalho realizado pelos bolsistas PIBID – IFPE é propor aos docentes meios significativos no sentido de possibilitar a aprendizagem efetiva dos discentes, assim como valorizar a visão crítica e reflexiva do aluno a respeito dos vários fenômenos cotidianos inerentes a Química.