Comumente as aulas de Física na educação básica são vistas pelos estudantes como chatas e sem relação com seu cotidiano, resultado de uma abordagem tradicional, que ainda permeia o ensino atual. Na maioria das vezes os planos de ensino mesclam seus procedimentos entre aulas de discussão do conteúdo e aulas de resolução de problemas, no entanto, a resolução de problemas é compreendida, pela maioria dos professores, como a resolução de meros exercícios mecânicos e que tem como objetivo exemplificação do conteúdo ou como verificação da aprendizagem dos estudantes, dessa maneira, nem sempre essa atividade mostra-se uma estratégia efetiva para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos trabalhados. Essas atividades devem permitir a integração e a participação total do estudante no processo de resolução, permitindo que este seja o construtor de suas hipóteses e ações. Nesse contexto, o nosso trabalho apresenta o relato de uma experiência vivenciada em uma escola pública da educação básica da cidade de Campina Grande, Paraíba, Brasil, onde utilizamos uma situação problema estruturada a partir de imagens, entendendo que estas podem assumir o papel de elemento facilitador para a aprendizagem de conceitos. Com esse relato, pretendemos apresentar ao professor de Física da educação básica, a possibilidade de uma proposta de intervenção que aborda conceitos a partir de atividades de resolução de problemas, permitindo a criatividade do professor em adaptar e reelaborar problemas, bem como descartar a compreensão da resolução puramente matemática e sem construção de sentido por parte dos estudantes.