As estratégias de ensino utilizadas pelo professor estão diretamente relacionadas ao sucesso na aprendizagem dos alunos. Na disciplina de Biologia, a forma como o professor aborda determinadas temáticas pode atrair a atenção dos alunos ou promover o efeito inverso. Reconhecendo-se, desta forma, a importância do uso das metodologias adequadas, buscou-se com esta pesquisa investigar as representações docentes e discentes sobre a metodologia de ensino de Biologia adotada em uma escola pública estadual, localizada no município de Acaraú, Ceará. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Médio Liceu do Acaraú Maria Alice Ramos Gomes, inserida numa região de baixo IDH e distante dos grandes centros urbanos e/ou acadêmicos. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2015 e envolveu 98 estudantes concludentes do ensino médio por meio de questionário, além de entrevista com a professora regente Biologia dos referidos alunos. Os resultados preliminares apontam o predomínio de aulas expositivas em detrimento de aulas de experimentação científica. Notou-se que os alunos têm aceitação por aulas diferenciadas, mas que a professora não costuma diversificar as formas de abordagem dos conteúdos de Biologia, o que é considerado negativo para o processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista as diferentes formas de abordagem, mais atrativas aos alunos, que poderiam ser utilizadas pela professora. Acredita-se que a escola ainda precisa rever suas práticas metodológicas, buscando despertar a curiosidade dos estudantes por meio de proposição de situações que envolvam o aluno na problemática estudada, aproximando, assim, o ensino do cotidiano dos estudantes.