REPRESENTAÇÕES DISCENTES E DOCENTES SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22199 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2710 "inscrito_id" => 11730 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DISCENTES E DOCENTES SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ" "resumo" => "As estratégias de ensino utilizadas pelo professor estão diretamente relacionadas ao sucesso na aprendizagem dos alunos. Na disciplina de Biologia, a forma como o professor aborda determinadas temáticas pode atrair a atenção dos alunos ou promover o efeito inverso. Reconhecendo-se, desta forma, a importância do uso das metodologias adequadas, buscou-se com esta pesquisa investigar as representações docentes e discentes sobre a metodologia de ensino de Biologia adotada em uma escola pública estadual, localizada no município de Acaraú, Ceará. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Médio Liceu do Acaraú Maria Alice Ramos Gomes, inserida numa região de baixo IDH e distante dos grandes centros urbanos e/ou acadêmicos. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2015 e envolveu 98 estudantes concludentes do ensino médio por meio de questionário, além de entrevista com a professora regente Biologia dos referidos alunos. Os resultados preliminares apontam o predomínio de aulas expositivas em detrimento de aulas de experimentação científica. Notou-se que os alunos têm aceitação por aulas diferenciadas, mas que a professora não costuma diversificar as formas de abordagem dos conteúdos de Biologia, o que é considerado negativo para o processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista as diferentes formas de abordagem, mais atrativas aos alunos, que poderiam ser utilizadas pela professora. Acredita-se que a escola ainda precisa rever suas práticas metodológicas, buscando despertar a curiosidade dos estudantes por meio de proposição de situações que envolvam o aluno na problemática estudada, aproximando, assim, o ensino do cotidiano dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ALUNOS, SALA DE AULA, CONCEPÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID11730_17082016162558.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TAMIRES VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "TAMIRES" "autor_email" => "tamiresserimat13@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22199 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2710 "inscrito_id" => 11730 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DISCENTES E DOCENTES SOBRE METODOLOGIAS DE ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ" "resumo" => "As estratégias de ensino utilizadas pelo professor estão diretamente relacionadas ao sucesso na aprendizagem dos alunos. Na disciplina de Biologia, a forma como o professor aborda determinadas temáticas pode atrair a atenção dos alunos ou promover o efeito inverso. Reconhecendo-se, desta forma, a importância do uso das metodologias adequadas, buscou-se com esta pesquisa investigar as representações docentes e discentes sobre a metodologia de ensino de Biologia adotada em uma escola pública estadual, localizada no município de Acaraú, Ceará. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Médio Liceu do Acaraú Maria Alice Ramos Gomes, inserida numa região de baixo IDH e distante dos grandes centros urbanos e/ou acadêmicos. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2015 e envolveu 98 estudantes concludentes do ensino médio por meio de questionário, além de entrevista com a professora regente Biologia dos referidos alunos. Os resultados preliminares apontam o predomínio de aulas expositivas em detrimento de aulas de experimentação científica. Notou-se que os alunos têm aceitação por aulas diferenciadas, mas que a professora não costuma diversificar as formas de abordagem dos conteúdos de Biologia, o que é considerado negativo para o processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista as diferentes formas de abordagem, mais atrativas aos alunos, que poderiam ser utilizadas pela professora. Acredita-se que a escola ainda precisa rever suas práticas metodológicas, buscando despertar a curiosidade dos estudantes por meio de proposição de situações que envolvam o aluno na problemática estudada, aproximando, assim, o ensino do cotidiano dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ALUNOS, SALA DE AULA, CONCEPÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID11730_17082016162558.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA TAMIRES VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "TAMIRES" "autor_email" => "tamiresserimat13@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }