O trabalho tem por objetivo evidenciar alguns dos principais aspectos que fundamentam os estudos sobre ser jovem e ser estudante no ensino superior. Trata-se de discussão teórica, fundamentada na sociologia da educação, para a qual se elegeram algumas categorias que são abordadas neste artigo. Inicia-se com considerações acerca dos estudos sobre as juventudes. Discutem-se concepções sobre ser jovem e ser estudante do ensino superior, partindo do pressuposto da construção social e histórica dos sujeitos jovens e de seus papéis, aqui em relevo o de estudante acadêmico. Delineiam-se apontamentos sobre o caráter mutável e heterogêneo das juventudes e da condição estudantil. A discussão se amplia ao se considerar outros conceitos que se desdobram a partir do tensionamento da relação jovem-estudante acadêmico como: socialização acadêmica; meio ambiente de estudos e perspectivas em relação ao aprender. Aponta-se, assim, para os necessários diálogos entre a condição juvenil e a condição estudantil, articulando olhares que vão além do papel unilateral de estudante e que abarque dimensões para além do cognitivo. A relação ser jovem-ser estudante acadêmico enuncia uma problemática que exige uma compreensão multifatorial, atenta a diversidade e polissemia das vivências acadêmicas atuais, cujo desvelamento será relevante para a apreensão de novas nuances na realidade do ensino superior.