A corrosão é um processo deterioração dos metais por meio de reações químicas ou eletrolíticas no meio corrosivo. O exemplo mais comum de corrosão é do ferro, em que seu processo corrosivo é denominado de ferrugem. O artigo é uma Pesquisa de Campo que tem por objetivo identificar em analise de questionários que tem por titulo A Corrosão: um estudo dos metais com os alunos do Pré-Vestibular Solidário (PVS)/CES. Percebeu-se inicialmente os conhecimentos prévios dos alunos do programa PVS que há uma quantidade moderada de 23 alunos. Os dados mostram a dificuldade conceitual dos alunos nas justificativas para responder a primeira abordagem e segunda abordagem houve uma melhor construção das definições e aplicação. A metodologia utilizada para coleta de dados foi efetuada através da própria instituição de Ensino UFCG no Programa Pré-Vestibular Solidário no período de dois meses no ano de 2016. O objetivo é discutir o tema corrosão com alunos do programa como proposta de Ensino Motivacional, investigando sua aplicabilidade e principalmente resgatar os conhecimentos prévios dos alunos para uma melhor significação dos conceitos de eletroquímica e oxirredução os tipos de ferramentas que foram utilizadas pelos professores na disciplina de química foram aulas teóricas, práticas e aplicação de vídeos. O plano de trabalho foi executado apresentado na disciplina Metodologia no Ensino de Química – UFCG. Pode-se concluir que os alunos se sentem motivados em aulas práticas. As dinâmicas aplicadas pelos professores associada ao cotidiano dos alunos contribuem para o desenvolvimento na qualidade do ensino de Química. “Ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção.” (FREIRE, 1996, p. 25).