É irrefutável que a escola jamais perderá a sua importância na constituição de uma sociedade mais consciente de seus direitos e deveres, anseios estes que se propagam aos mais diversos temas correlatos à formação de professores, através do estagio supervisionado. Tarefa que torna perceptível a reflexão sobre o papel do ensino de Geografia dentro de toda comunidade escolar, no tocante da formação de cidadãos. A Geografia por excelência esta sempre em dialogo com outras ciências, relacionando assuntos e conhecimentos na intenção de dar base concreta aos objetivos constituintes de uma sociedade repleta de cidadão críticos e pensantes. É importante pensarmos a escola como essa ação cooperativa, e coletiva do ensino-aprendizagem. Para o ensino de geografia e não somente para essa ciência, uma construção cooperativa do conhecimento é bem mais vantajoso e proveito para o ensino do próprio professor e para o aprendizado dos próprios alunos das escolas. A escola é esse lugar completamente heterogêneo, onde as diversidades se encontram e se relacionam muito pelos seus próprios alunos advindos de áreas diferentes, com pensamentos e ideologias distintas, mas que precisam de um planejamento adequando quanto às práticas que nela serão desenvolvidas. Para os professores em formação, os Estágios Supervisionados compõe um dos momentos mais essenciais. O componente curricular de Orientação de Estágio em Geografia nesse momento tem proporcionado ao estagiário a experiência de adentrar a um ambiente escolar com um olhar mais crítico acerca das problemáticas lá existentes, como também observar os pontos positivos, cruciais para a continuação e propagação do ensino atualmente.