UMA GEOGRAFIA COOPERATIVA PERANTE A ESCOLA E A SOCIEDADE: RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22378 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 600 "inscrito_id" => 6334 "titulo" => "UMA GEOGRAFIA COOPERATIVA PERANTE A ESCOLA E A SOCIEDADE: RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA" "resumo" => "É irrefutável que a escola jamais perderá a sua importância na constituição de uma sociedade mais consciente de seus direitos e deveres, anseios estes que se propagam aos mais diversos temas correlatos à formação de professores, através do estagio supervisionado. Tarefa que torna perceptível a reflexão sobre o papel do ensino de Geografia dentro de toda comunidade escolar, no tocante da formação de cidadãos. A Geografia por excelência esta sempre em dialogo com outras ciências, relacionando assuntos e conhecimentos na intenção de dar base concreta aos objetivos constituintes de uma sociedade repleta de cidadão críticos e pensantes. É importante pensarmos a escola como essa ação cooperativa, e coletiva do ensino-aprendizagem. Para o ensino de geografia e não somente para essa ciência, uma construção cooperativa do conhecimento é bem mais vantajoso e proveito para o ensino do próprio professor e para o aprendizado dos próprios alunos das escolas. A escola é esse lugar completamente heterogêneo, onde as diversidades se encontram e se relacionam muito pelos seus próprios alunos advindos de áreas diferentes, com pensamentos e ideologias distintas, mas que precisam de um planejamento adequando quanto às práticas que nela serão desenvolvidas. Para os professores em formação, os Estágios Supervisionados compõe um dos momentos mais essenciais. O componente curricular de Orientação de Estágio em Geografia nesse momento tem proporcionado ao estagiário a experiência de adentrar a um ambiente escolar com um olhar mais crítico acerca das problemáticas lá existentes, como também observar os pontos positivos, cruciais para a continuação e propagação do ensino atualmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "SOCIEDADE, ENSINO, FORMAÇÃO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6334_04082016204844.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ISMAEL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ISMAEL SILVA" "autor_email" => "ismael.swu@gmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22378 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 600 "inscrito_id" => 6334 "titulo" => "UMA GEOGRAFIA COOPERATIVA PERANTE A ESCOLA E A SOCIEDADE: RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA" "resumo" => "É irrefutável que a escola jamais perderá a sua importância na constituição de uma sociedade mais consciente de seus direitos e deveres, anseios estes que se propagam aos mais diversos temas correlatos à formação de professores, através do estagio supervisionado. Tarefa que torna perceptível a reflexão sobre o papel do ensino de Geografia dentro de toda comunidade escolar, no tocante da formação de cidadãos. A Geografia por excelência esta sempre em dialogo com outras ciências, relacionando assuntos e conhecimentos na intenção de dar base concreta aos objetivos constituintes de uma sociedade repleta de cidadão críticos e pensantes. É importante pensarmos a escola como essa ação cooperativa, e coletiva do ensino-aprendizagem. Para o ensino de geografia e não somente para essa ciência, uma construção cooperativa do conhecimento é bem mais vantajoso e proveito para o ensino do próprio professor e para o aprendizado dos próprios alunos das escolas. A escola é esse lugar completamente heterogêneo, onde as diversidades se encontram e se relacionam muito pelos seus próprios alunos advindos de áreas diferentes, com pensamentos e ideologias distintas, mas que precisam de um planejamento adequando quanto às práticas que nela serão desenvolvidas. Para os professores em formação, os Estágios Supervisionados compõe um dos momentos mais essenciais. O componente curricular de Orientação de Estágio em Geografia nesse momento tem proporcionado ao estagiário a experiência de adentrar a um ambiente escolar com um olhar mais crítico acerca das problemáticas lá existentes, como também observar os pontos positivos, cruciais para a continuação e propagação do ensino atualmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "SOCIEDADE, ENSINO, FORMAÇÃO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID6334_04082016204844.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ISMAEL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ISMAEL SILVA" "autor_email" => "ismael.swu@gmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }