As dificuldades na aprendizagem, sem dúvida apresentam causas variadas e distintas, mas precisamos identificar essas causas para resolver o problema. Recentemente, estudos apontam a respiração oral, caracterizada pelo ato de se respirar pela boca constantemente como um fator relevante e primário do déficit na aprendizagem. Dessa feita, realizamos uma pesquisa com vinte professores das séries iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas periféricas da rede municipal de Ensino do Município de Porto Velho-RO. O objetivo era verificar o conhecimento dos professores sobre os aspectos que envolvem a respiração e a aprendizagem. Buscando ainda, verificar os aspectos fisiológicos da respiração, apresentado os principais problemas causados pela respiração bucal e asociar os fatores ligados as dificuldades na aprendizagem com a respiração inadequada. A Metodologia do estudo é do tipo descritivo exploratório. Os resultados do estudo indicam que a relação entre respiração e aprendizagem não são considerados pela maioria dos professores pesquisados. Concluiu-se que diante das pesquisas sobre o assunto existe a necessidade uma maior divulgação e conscientização dos professores, pois doenças respiratórias, insônias, desconfortos ao dormir são fatores que dificultam o aprendizado.