É notório que, para que o desenvolvimento da produção textual no 3º ano do Ensino Fundamental aconteça, é necessário que os discentes sejam oportunizados a produzirem textos, ou seja, devem estar vivenciando no cotidiano escolar a leitura e escrita de diversos gêneros textuais. Os estudantes devem participar, ora como leitor, ora como produtor de textos. Propõe- se ainda que este trabalho seja realizado dentro de um tempo pedagógico, ou melhor, deve fazer parte do planejamento do professor. Diante disso a presente pesquisa teve por objetivo analisar como acontece e como pode ser realizado o trabalho pedagógico envolvendo a produção textual em turmas de 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso nos utilizamos de uma discussão teórica que contemplou a produção textual. Para a coleta de dados nos usamos entrevista. Aplicamos a entrevista com 4 professoras da Rede Municipal de ensino de Vitória de Santo Antão que ensinam nessa turma, e 5 alunos, todos que estudam no 3º ano do Ensino Fundamental. Percebemos que existe alguns fatores que dificultam que os discentes produzam textos desde o primeiro ciclo do Ensino fundamental, como os alunos que ainda não conseguem ler e escrever convencionalmente. Acreditamos que Devido a falta de atividades de leitura e escrita bem planejadas, surgem dificuldades em fazer com que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental produzam bons textos. Percebemos a partir dos dados desse estudo que a produção de texto é possível quando o docente tem um trabalho contínuo em sala de aula, oportunizando os alunos a vivenciarem situações de leitura e escrita, seja produzindo textos individuais, coletivos ou orais.