APRENDENDO A PRODUZIR TEXTOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20254 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1218 "inscrito_id" => 10167 "titulo" => "APRENDENDO A PRODUZIR TEXTOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "É notório que, para que o desenvolvimento da produção textual no 3º ano do Ensino Fundamental aconteça, é necessário que os discentes sejam oportunizados a produzirem textos, ou seja, devem estar vivenciando no cotidiano escolar a leitura e escrita de diversos gêneros textuais. Os estudantes devem participar, ora como leitor, ora como produtor de textos. Propõe- se ainda que este trabalho seja realizado dentro de um tempo pedagógico, ou melhor, deve fazer parte do planejamento do professor. Diante disso a presente pesquisa teve por objetivo analisar como acontece e como pode ser realizado o trabalho pedagógico envolvendo a produção textual em turmas de 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso nos utilizamos de uma discussão teórica que contemplou a produção textual. Para a coleta de dados nos usamos entrevista. Aplicamos a entrevista com 4 professoras da Rede Municipal de ensino de Vitória de Santo Antão que ensinam nessa turma, e 5 alunos, todos que estudam no 3º ano do Ensino Fundamental. Percebemos que existe alguns fatores que dificultam que os discentes produzam textos desde o primeiro ciclo do Ensino fundamental, como os alunos que ainda não conseguem ler e escrever convencionalmente. Acreditamos que Devido a falta de atividades de leitura e escrita bem planejadas, surgem dificuldades em fazer com que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental produzam bons textos. Percebemos a partir dos dados desse estudo que a produção de texto é possível quando o docente tem um trabalho contínuo em sala de aula, oportunizando os alunos a vivenciarem situações de leitura e escrita, seja produzindo textos individuais, coletivos ou orais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, PRODUÇÃO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID10167_14082016095424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERLANGI DA CONCEIÇÃO SILVA " "autor_nome_curto" => "GERLANGI SILVA" "autor_email" => "gerlangi@yahoo.com.br" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL MARECHAL CASTELO BRANCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20254 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1218 "inscrito_id" => 10167 "titulo" => "APRENDENDO A PRODUZIR TEXTOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "É notório que, para que o desenvolvimento da produção textual no 3º ano do Ensino Fundamental aconteça, é necessário que os discentes sejam oportunizados a produzirem textos, ou seja, devem estar vivenciando no cotidiano escolar a leitura e escrita de diversos gêneros textuais. Os estudantes devem participar, ora como leitor, ora como produtor de textos. Propõe- se ainda que este trabalho seja realizado dentro de um tempo pedagógico, ou melhor, deve fazer parte do planejamento do professor. Diante disso a presente pesquisa teve por objetivo analisar como acontece e como pode ser realizado o trabalho pedagógico envolvendo a produção textual em turmas de 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso nos utilizamos de uma discussão teórica que contemplou a produção textual. Para a coleta de dados nos usamos entrevista. Aplicamos a entrevista com 4 professoras da Rede Municipal de ensino de Vitória de Santo Antão que ensinam nessa turma, e 5 alunos, todos que estudam no 3º ano do Ensino Fundamental. Percebemos que existe alguns fatores que dificultam que os discentes produzam textos desde o primeiro ciclo do Ensino fundamental, como os alunos que ainda não conseguem ler e escrever convencionalmente. Acreditamos que Devido a falta de atividades de leitura e escrita bem planejadas, surgem dificuldades em fazer com que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental produzam bons textos. Percebemos a partir dos dados desse estudo que a produção de texto é possível quando o docente tem um trabalho contínuo em sala de aula, oportunizando os alunos a vivenciarem situações de leitura e escrita, seja produzindo textos individuais, coletivos ou orais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, PRODUÇÃO TEXTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID10167_14082016095424.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERLANGI DA CONCEIÇÃO SILVA " "autor_nome_curto" => "GERLANGI SILVA" "autor_email" => "gerlangi@yahoo.com.br" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL MARECHAL CASTELO BRANCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }