O estudo aqui desenvolvido tem como objetivo demonstrar as relações existentes entre a educação básica e a educação profissional. Trabalhamos com um histórico recente acerca dessas duas instâncias educacionais, tendo como justificativa contribuir através da sistematização das discussões de estudiosos como Kuenzer (2000, 2001), Ferretti (2004) e Frigotto (1994, 2007) entre outros, oferecendo subsídios para os diversos campos de pesquisa sobre essa temática. Procuramos, também, trazer a trajetória das políticas educacionais recentes sobre a Educação Básica e Profissional vivenciada, especialmente nas escolas públicas da rede estadual de ensino de Pernambuco com a ampliação das Escolas Técnicas existentes, em estudos desenvolvidos em livros e artigos através de tendências ou concepções desenvolvidas em várias partes do mundo, o que reforça a questão levantada ao longo do texto sobre a globalização e as novas questões educacionais. Esse artigo teve como preocupação central conhecer a avaliação que os estudiosos referendados fazem acerca da educação fornecida no Brasil quanto à preparação para a vida e o mercado de trabalho. O estudo ora apresentado faz parte de uma investigação em andamento com enfoque qualitativo e, por isso, não possui conclusões definitivas. Dessa forma, podemos concluir a partir das discussões levantadas que a escola não está preparando adequadamente os estudantes para o ingresso e permanência no mercado de trabalho, necessitando assim da educação profissional oferecida de forma independente, para garantir tais oportunidades com as competências que lhes são exigidas para esse fim.