UMA BREVE HISTÓRIA DA GEOGRAFIA: DA ANTIGUIDADE AO BRASIL DO SÉCULO XXI
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22373 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 525 "inscrito_id" => 8442 "titulo" => "UMA BREVE HISTÓRIA DA GEOGRAFIA: DA ANTIGUIDADE AO BRASIL DO SÉCULO XXI" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo realizar uma breve descrição histórica da evolução da geografia como ciência, a evolução do pensamento geográfico, suas escolas e como é estudada no século XXI no Brasil. A metodologia aplicada é a pesquisa exploratório-descritiva, utilizando-se como procedimento, a pesquisa bibliográfica. A geografia tem início com os pensamentos de Estrabão, no século I, e mostra que durante 18 séculos continuou com um caráter basicamente descritivo, onde as paisagens e formas do relevo possuem importância fundamental. As principais mudanças no pensamento geográfico aparecem com a escola alemã e sua geografia determinista. Afirma que o homem seria efeito do meio, as circunstâncias naturais é que determinam a vida em sociedade. Desse modo, o homem seria escravo do seu próprio espaço. A escola francesa e seu pensamento possibilista, acreditava na possibilidade de haver influências recíprocas entre o homem e o meio natural, influenciando boa parte do século XX, que é palco do surgimento de diversas escolas pelo mundo, como a americana, a geografia crítica, geografia quantitativa, dentre outras. No Brasil, o maior expoente da geografia é Milton Santos, geografo baiano que teve seu trabalho reconhecido mundialmente. Por fim, o século XXI traz novos pensamentos na geografia no Brasil, como o trabalho relevante apresentado por Brito, com uma abordagem diferente na forma de se estudar e utilizar os mapas em sala de aula e na vida prática, abordando uma nova forma de olhar sobre a cartografia: a reversão (análise crítica dos mapas), a subversão (alternativas ao quadro-mapa) e a transgressão e singularidades cartográficas; utilizando-se da globalização e geotecnologias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA GEOGRAFIA, ESCOLAS GEOGRÁFICAS, CARTOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA1_ID8442_01082016132020.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "COSME JORGE PATRICIO QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "COSME QUEIROZ" "autor_email" => "cosmejorge@globo.com" "autor_ies" => "UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22373 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 525 "inscrito_id" => 8442 "titulo" => "UMA BREVE HISTÓRIA DA GEOGRAFIA: DA ANTIGUIDADE AO BRASIL DO SÉCULO XXI" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo realizar uma breve descrição histórica da evolução da geografia como ciência, a evolução do pensamento geográfico, suas escolas e como é estudada no século XXI no Brasil. A metodologia aplicada é a pesquisa exploratório-descritiva, utilizando-se como procedimento, a pesquisa bibliográfica. A geografia tem início com os pensamentos de Estrabão, no século I, e mostra que durante 18 séculos continuou com um caráter basicamente descritivo, onde as paisagens e formas do relevo possuem importância fundamental. As principais mudanças no pensamento geográfico aparecem com a escola alemã e sua geografia determinista. Afirma que o homem seria efeito do meio, as circunstâncias naturais é que determinam a vida em sociedade. Desse modo, o homem seria escravo do seu próprio espaço. A escola francesa e seu pensamento possibilista, acreditava na possibilidade de haver influências recíprocas entre o homem e o meio natural, influenciando boa parte do século XX, que é palco do surgimento de diversas escolas pelo mundo, como a americana, a geografia crítica, geografia quantitativa, dentre outras. No Brasil, o maior expoente da geografia é Milton Santos, geografo baiano que teve seu trabalho reconhecido mundialmente. Por fim, o século XXI traz novos pensamentos na geografia no Brasil, como o trabalho relevante apresentado por Brito, com uma abordagem diferente na forma de se estudar e utilizar os mapas em sala de aula e na vida prática, abordando uma nova forma de olhar sobre a cartografia: a reversão (análise crítica dos mapas), a subversão (alternativas ao quadro-mapa) e a transgressão e singularidades cartográficas; utilizando-se da globalização e geotecnologias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA GEOGRAFIA, ESCOLAS GEOGRÁFICAS, CARTOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA1_ID8442_01082016132020.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "COSME JORGE PATRICIO QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "COSME QUEIROZ" "autor_email" => "cosmejorge@globo.com" "autor_ies" => "UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }