Este trabalho tem como objetivo realizar uma breve descrição histórica da evolução da geografia como ciência, a evolução do pensamento geográfico, suas escolas e como é estudada no século XXI no Brasil. A metodologia aplicada é a pesquisa exploratório-descritiva, utilizando-se como procedimento, a pesquisa bibliográfica. A geografia tem início com os pensamentos de Estrabão, no século I, e mostra que durante 18 séculos continuou com um caráter basicamente descritivo, onde as paisagens e formas do relevo possuem importância fundamental. As principais mudanças no pensamento geográfico aparecem com a escola alemã e sua geografia determinista. Afirma que o homem seria efeito do meio, as circunstâncias naturais é que determinam a vida em sociedade. Desse modo, o homem seria escravo do seu próprio espaço. A escola francesa e seu pensamento possibilista, acreditava na possibilidade de haver influências recíprocas entre o homem e o meio natural, influenciando boa parte do século XX, que é palco do surgimento de diversas escolas pelo mundo, como a americana, a geografia crítica, geografia quantitativa, dentre outras. No Brasil, o maior expoente da geografia é Milton Santos, geografo baiano que teve seu trabalho reconhecido mundialmente. Por fim, o século XXI traz novos pensamentos na geografia no Brasil, como o trabalho relevante apresentado por Brito, com uma abordagem diferente na forma de se estudar e utilizar os mapas em sala de aula e na vida prática, abordando uma nova forma de olhar sobre a cartografia: a reversão (análise crítica dos mapas), a subversão (alternativas ao quadro-mapa) e a transgressão e singularidades cartográficas; utilizando-se da globalização e geotecnologias.