Sabemos que a água é um bem essencial para a vida e o efluente doméstico é composto por água e pode ser denominada de águas cinza. Efluente doméstico é o termo utilizado para águas que após utilização humana apresenta suas características naturais alteradas e podem ser classificados basicamente em dois tipos: águas negras e águas cinza. Sendo águas aquelas oriundas do vaso sanitário e águas cinza aquelas não contaminadas com fezes. Existem diversas ações para economizar água e uma delas é buscar alternativas para as águas de melhor qualidade, ou seja, reaproveitar as águas cinzas para atender demandas menos restritivas. Pois, essas águas quando devidamente tratadas podem ser utilizadas no consumo não potável para diversos fins, como: irrigação de gramados, jardins e hortaliças, lavagem de calçadas e pátios, descarga de vasos sanitários desde que sua utilização não ofereça riscos à saúde de seus usuários. O projeto foi desenvolvido em uma escola da zona rural do município de Cuité/PB com uma turma do 1° ano do ensino médio. Em princípio foram envolvidas as componentes curriculares de Química e Biologia e compreendendo as seguintes etapas: problematização inicial, discussão, aprofundamento do tema, aplicação da proposta, avaliação e conclusão. Os recursos de ensino e as estratégias utilizadas incluirão discussão de textos, atividades experimentais, aulas de exercícios e apresentação de vídeos. Os alunos montaram uma ETE e elaboraram trabalhos escritos, na forma de folhetos explicativos e painéis, discutindo aspectos químicos, biológicos e sócio ambientais relacionados aos tópicos trabalhados durante a realização do projeto, como também confeccionaram protótipos de ETE pra aplicação e reutilização da água para fins não potáveis e não domésticos, utilizar para aguar hortas, plantas dentre outros fins. Partindo de uma experimentação problematizadora com materiais domésticos o trabalho visa promover uma abordagem CTS sobre o tema, além da construção de um modelo de sistema de tratamento biológico de água de pias a partir de materiais de baixo custo e de fácil confecção na Escola Pedro Henrique Da Silva, Situada na Serra do Bombocadinho Município de Cuité- PB. Conhecer o sistema de abastecimento e descarte de água da escola, mobilizar a comunidade escolar para a importância e responsabilidade do uso racional da água e cuidados com o meio ambiente, a partir da abordagem CTS promover uma interdisciplinaridade e levar na forma de extensão essa prática para as residências dos alunos.