No presente trabalho propomos estabelecer um diálogo entre a língua materna (Língua Portuguesa) e a matemática, a partir de problemas contextualizados, a fim de abrir uma ponte interdisciplinar como elementos indispensáveis à compreensão dos estudantes e suas implicações no tocante ao processo de ensino e aprendizagem. Nossa pesquisa teve caráter documental, cujo objeto de estudo utilizado se deu através do Livro Didático de Matemática (LDM). Objetivamos descrever e analisar o comportamento dos conectores (preposições e conjunções), como também fizemos uma análise sintática dos elementos constituintes da oração para que pudéssemos encontrar um elo entre a oração analisada e a sentença matemática. Isso ocorreu a partir do processo de decodificação da língua portuguesa para a linguagem matemática, através dos conteúdos e exercícios descritos no LDM. Ao discorremos acerca da conciliação dos conceitos linguístico e matemático, levamos em consideração que o LDM é um instrumento de ensino-aprendizagem frequentemente utilizado na sala de aula, tanto pelos professores quanto pelos alunos. Para tanto, escolhemos como corpus de análise do objeto de estudo, para nossa pesquisa, o LDM Matemática: compreensão e prática, do 6º, 7º e 9º anos, de autoria de Silveira e Marques (2008). Ao agregar os conceitos linguístico e matemático, é possível dizer que surge, nos enunciados contextualizados, um processo de transfiguração da linguagem materna para uma linguagem matemática, pautada nas expressões e nos sinais aritméticos.Não se pode, no entanto, convencer os alunos à pressuposição de que eles sabem deste ou daquele conteúdo, mas permiti-los enfrentar eventuais barreiras frente ao desenvolvimento do aprendizado ao longo do trajeto escolar.