A prática docente é um aspecto de grande relevância para o desenvolvimento do profissional da área da educação.O presente artigo pretende discutir o desenvolvimento da prática pedagógica no contexto da formação dos discentes matriculados na disciplina de Orientação e Estagio Supervisionado II do curso de Geografia do Campus de Mossoró da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.Para a realização desse estudo, a metodologia foi desenvolvida a partir da literatura específica com autores que discutem a prática da disciplina de geografia na contemporaneidade, sendo sequenciada em duas vertentes, com a pesquisa qualitativa e a aplicação de instrumento de pesquisa,em forma de questionário, com o intuito de quantificar os dados e informações da prática docente dos estagiários. Através da pesquisa empreendida obtivemos uma visão da prática pedagógica desenvolvida pelos graduandos no estágio realizado no ensino fundamental II, a qual mostrou a percepção dos mesmos sobre o que é a prática pedagógica e como a mesma é trabalhada dentro dos ambientes escolares pelos alunos.Constatamos assim que, nas práticas desenvolvidas pelos estagiários de geografia, ainda há uma pequena parcela de alunos que segue as tendências tradicionais do ensino/aprendizagem; todavia, a maioria demostrou ser aberta ao conhecimento, à reflexão e a inovação em relação às suas práticas pedagógicas dentro do ambiente escolar no qual estão sendo desenvolvidas as atividades do seu estágio.O estudo aponta que há caminhos que podem ser trilhados em busca de uma necessária reafirmação de uma Geografia que pense e aja sobre o espaço docente.