Este artigo consiste em pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando a técnica da análise documental. Apresentamos uma análise da matriz curricular dos cursos de licenciatura em química, abrangendo as principais universidades públicas do Nordeste. Investigamos as matrizes curriculares de nove principais universidades, sendo uma referente a cada estado. As matrizes foram analisadas de acordo com a carga horária e os componentes curriculares que são fundamentais para a formação docente, procurando relacioná-las com as legislações que regem a educação brasileira. Os resultados mostraram discordâncias nas matrizes curriculares voltadas para a formação docente, ou seja, foram constatadas diferenças significativas na formação de professores da licenciatura em química na região Nordeste. Essa verificação se deu por meio de comparações dos componentes curriculares e de suas respectivas cargas horárias das nove universidades analisadas. Como resultado do tratamento de dados, tem-se que a média percentual da carga horária voltada para as disciplinas de Educação foi de 30%, considerando as universidades investigadas. O curso de licenciatura em química da UFPB possui um nível intermediário nesse sentido, com 27% da carga horária do curso voltada para Educação na região Nordeste.