Este trabalho foi desenvolvido em busca de uma possível alternativa para o ensino matemático em sala de aula, para isso a pesquisa se desenvolveu com utilização do software Winplot . Tal proposta teve como base um artigo e uma monografia que aborda a análise dos alunos e professores sobre a utilização do software Winplot. Assim, um trabalho foi desenvolvido no IFBA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia campus Vitoria da Conquista, onde foi realizado monitoria com alunos do curso de engenharia elétrica na disciplina de álgebra vetorial e geometria analítica, onde os alunos puderam ver de forma intuitiva as representações dos cálculos matemáticos e conseguir uma melhor interpretação dos assuntos. Ao final, foi elaborado um questionário que foi aplicado aos alunos para que pudessem avaliar, opinando sobre o trabalho realizado com o Winplot, assim pode-se salientar que o software também serviria de um insumo pedagógico barato, para os professores desenvolverem seus trabalhos de uma maneira intuitiva, divertida e interativa, já que os alunos apresentam mais curiosidade e participação durante as aulas.