UM ESTUDO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: APRESENTANDO O DRAGONBOX ÁLGEBRA 5+.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22342 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 3601 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: APRESENTANDO O DRAGONBOX ÁLGEBRA 5+." "resumo" => "O exercício da docência em matemática sempre foi um desafio para os professores. Estudar, planejar e desenvolver atividades que além de chamar a atenção dos alunos para o conteúdo que está sendo ensinado os possibilite a compreender o mesmo é uma constante na atividade profissional dos professores que se preocupam em não apenas ensinar conteúdos, mas também em levar os alunos a aprenderem o que lhes é ensinado. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino da matemática tem contribuindo de forma significativa para a melhoria do ensino desta disciplina e a cada dia novas ferramentas tecnológicas surgem e podem, quando bem compreendidas, serem utilizadas pelos professores em suas salas de aula. Tendo em mente tais considerações desenvolvemos este trabalho, no qual, abordamos a função das tecnologias da informação e comunicação, em especial dos smartphones e tablets, no ensino de matemática como também apresentamos um aplicativo para smartphones e tablets chamado DragonBoxAlgebra 5+ que consiste em um jogo voltado para o ensino de álgebra nas séries iniciais do Ensino Fundamental II. Se utilizando de uma metodologia de caráter qualitativo, realizamos um estudo exploratório com o intuito de verificar se o aplicativo em questão pode ser utilizado como um material potencialmente significativo (no sentido de Ausubel). Por fim, discutimos o seu papel como material potencialmente significativo para o ensino de conceitos fundamentais da Álgebra escolar tais como inverso multiplicativo e aditivo e elementos neutro. O presente trabalho leva a concluir que o aplicativo tem grande potencial – o qual ainda deve ser explorado em estudos posteriores – no ensino das estruturas aditivas e multiplicativas, assim como no ensino de equações algébricas lineares nas séries iniciais do Ensino Fundamental II." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ÁLGEBRA, ENSINO DE MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID3601_01072016161701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JOELMIR MENDES" "autor_nome_curto" => "JOELMIR" "autor_email" => "joelmir.slip@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22342 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 3601 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: APRESENTANDO O DRAGONBOX ÁLGEBRA 5+." "resumo" => "O exercício da docência em matemática sempre foi um desafio para os professores. Estudar, planejar e desenvolver atividades que além de chamar a atenção dos alunos para o conteúdo que está sendo ensinado os possibilite a compreender o mesmo é uma constante na atividade profissional dos professores que se preocupam em não apenas ensinar conteúdos, mas também em levar os alunos a aprenderem o que lhes é ensinado. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino da matemática tem contribuindo de forma significativa para a melhoria do ensino desta disciplina e a cada dia novas ferramentas tecnológicas surgem e podem, quando bem compreendidas, serem utilizadas pelos professores em suas salas de aula. Tendo em mente tais considerações desenvolvemos este trabalho, no qual, abordamos a função das tecnologias da informação e comunicação, em especial dos smartphones e tablets, no ensino de matemática como também apresentamos um aplicativo para smartphones e tablets chamado DragonBoxAlgebra 5+ que consiste em um jogo voltado para o ensino de álgebra nas séries iniciais do Ensino Fundamental II. Se utilizando de uma metodologia de caráter qualitativo, realizamos um estudo exploratório com o intuito de verificar se o aplicativo em questão pode ser utilizado como um material potencialmente significativo (no sentido de Ausubel). Por fim, discutimos o seu papel como material potencialmente significativo para o ensino de conceitos fundamentais da Álgebra escolar tais como inverso multiplicativo e aditivo e elementos neutro. O presente trabalho leva a concluir que o aplicativo tem grande potencial – o qual ainda deve ser explorado em estudos posteriores – no ensino das estruturas aditivas e multiplicativas, assim como no ensino de equações algébricas lineares nas séries iniciais do Ensino Fundamental II." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ÁLGEBRA, ENSINO DE MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID3601_01072016161701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JOELMIR MENDES" "autor_nome_curto" => "JOELMIR" "autor_email" => "joelmir.slip@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }