O presente artigo objetiva analisar o processo de expansão da escola brasileira ocorrido no período entre a elaboração da constituição de 1824 e o processo de reestruturação da democracia no Brasil em meados dos anos 80. Utilizamos a ferramenta da pesquisa bibliográfica e documental, bebendo em fontes extremamente relevantes para a discussão do tema que abrange a estruturação e a análise crítica do processo de expansão do ensino escolar brasileiro, sendo considerados os mais relevantes deles para esta pesquisa Azevedo (2001) Saviani (1999) bem como a análise do documento assinado por Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, entre outros: O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Discutimos no decorrer da obra a pretensão dos pioneiros ao elaborar o documento, no que se refere ao acesso à uma educação de qualidade à todos, observando a dura crítica dos autores à dualidade educacional existente na escola brasileira. Evidenciamos também o papel da classe média no processo de conquista pelos direitos à educação em níveis equivalentes para todas as classes sociais, através do empoderamento conquistado com a mobilização social na luta pela educação. Consideramos na atuação desta classe um protagonismo no processo de massificação do ensino escolar brasileiro . Concluímos que a expansão da escola brasileira foi um processo descontínuo e instável. Ao passo que a educação, vista pela elite como a ferramenta que tiraria o país da estagnação econômica, se tornou no entanto, um motivo de reivindicação da classe média, por compreenderem que a educação seria uma forma de ascensão social. Sua função se tornou portanto ambígua e divergente daquela que se idealizou originalmente, ainda que a classe média não tenha conseguido superar o dualismo pedagógico existente, sua luta contribuiu para massificação do ensino no Brasil, se tornando para o momento histórico e para a época um avanço considerável e apesar dos progressos e retrocessos que permeiam a História da Educação brasileira, de um modo geral, os avanços conquistados nesse período foram extremamente relevantes para a expansão educação escolar brasileira.