A falta de motivação dos alunos pelo estudo da Química se deve, em boa parte, da ausência de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Os profissionais de ensino, afirmam que este problema, quase sempre, é devido à falta de laboratórios ou de equipamentos, o que inviabiliza a realização de aulas práticas. Uma alternativa viável para suprir esta carência de equipamentos experimentais no laboratório seria a montagem e utilização de experimentos feitos com materiais de baixo custo, pois estes, são simples de serem construídos, são baratos e envolvem os alunos em seu processo de construção, aumentando assim seu conhecimento com relação ao assunto abordado. Então o presente trabalho desenvolveu-se na perspectiva de colocar em discussão a relevância da adesão e utilização de atividades experimentais no ensino de química, utilizando materiais de fácil acesso e de fácil manipulação. Procurou-se mostrar como essas atividades práticas podem ser importantes para a fixação de conteúdos teóricos ensinados na sala de aula, além de proporcionar ao aluno uma compreensão mais científica das transformações que ocorrem com a matéria, proporcionando ao discente uma aula mais dinâmica e prazerosa. O experimento realizado envolveu fenômenos da eletrólise, em que uma peça metálica foi recoberta por uma camada de cobre metálico por meio da galvanoplastia, verificou-se ainda que a eletrodeposição total de cobre no objeto metálico ocorreu dentro do tempo de uma aula, o que confirma ainda mais a possibilidade de implementação de experimentos alternativos simples dessa natureza em práticas pedagógicas no ensino da Química.