Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTO DIDÁTICO DE GALVANOPLASTIA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, AULA PRÁTICA, ELETROQUÍMICA, GALVANOPLASTIA, GALVANOPLASTIA Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
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Uma alternativa viável para suprir esta carência de equipamentos experimentais no laboratório seria a montagem e utilização de experimentos feitos com materiais de baixo custo, pois estes, são simples de serem construídos, são baratos e envolvem os alunos em seu processo de construção, aumentando assim seu conhecimento com relação ao assunto abordado. Então o presente trabalho desenvolveu-se na perspectiva de colocar em discussão a relevância da adesão e utilização de atividades experimentais no ensino de química, utilizando materiais de fácil acesso e de fácil manipulação. Procurou-se mostrar como essas atividades práticas podem ser importantes para a fixação de conteúdos teóricos ensinados na sala de aula, além de proporcionar ao aluno uma compreensão mais científica das transformações que ocorrem com a matéria, proporcionando ao discente uma aula mais dinâmica e prazerosa. O experimento realizado envolveu fenômenos da eletrólise, em que uma peça metálica foi recoberta por uma camada de cobre metálico por meio da galvanoplastia, verificou-se ainda que a eletrodeposição total de cobre no objeto metálico ocorreu dentro do tempo de uma aula, o que confirma ainda mais a possibilidade de implementação de experimentos alternativos simples dessa natureza em práticas pedagógicas no ensino da Química.A falta de motivação dos alunos pelo estudo da Química se deve, em boa parte, da ausência de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, AULA PRÁTICA, ELETROQUÍMICA, GALVANOPLASTIA, GALVANOPLASTIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID8886_17082016170247.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCO AURÉLIO DA SILVA COUTINHO" "autor_nome_curto" => "MARCO AURÉLIO" "autor_email" => "marcoaureliocoutinho@hotm" "autor_ies" => "ISEAF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20926 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2747 "inscrito_id" => 8886 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTO DIDÁTICO DE GALVANOPLASTIA UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO" "resumo" => "A falta de motivação dos alunos pelo estudo da Química se deve, em boa parte, da ausência de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. 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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A falta de motivação dos alunos pelo estudo da Química se deve, em boa parte, da ausência de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Os profissionais de ensino, afirmam que este problema, quase sempre, é devido à falta de laboratórios ou de equipamentos, o que inviabiliza a realização de aulas práticas. Uma alternativa viável para suprir esta carência de equipamentos experimentais no laboratório seria a montagem e utilização de experimentos feitos com materiais de baixo custo, pois estes, são simples de serem construídos, são baratos e envolvem os alunos em seu processo de construção, aumentando assim seu conhecimento com relação ao assunto abordado. Então o presente trabalho desenvolveu-se na perspectiva de colocar em discussão a relevância da adesão e utilização de atividades experimentais no ensino de química, utilizando materiais de fácil acesso e de fácil manipulação. Procurou-se mostrar como essas atividades práticas podem ser importantes para a fixação de conteúdos teóricos ensinados na sala de aula, além de proporcionar ao aluno uma compreensão mais científica das transformações que ocorrem com a matéria, proporcionando ao discente uma aula mais dinâmica e prazerosa. O experimento realizado envolveu fenômenos da eletrólise, em que uma peça metálica foi recoberta por uma camada de cobre metálico por meio da galvanoplastia, verificou-se ainda que a eletrodeposição total de cobre no objeto metálico ocorreu dentro do tempo de uma aula, o que confirma ainda mais a possibilidade de implementação de experimentos alternativos simples dessa natureza em práticas pedagógicas no ensino da Química.

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