O ESTÁGIO COMO FERRAMENTA MOTIVADORA PARA A CARREIRA DOCENTE DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21586 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3004 "inscrito_id" => 4946 "titulo" => "O ESTÁGIO COMO FERRAMENTA MOTIVADORA PARA A CARREIRA DOCENTE DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura se apresenta como disciplina obrigatória da grade curricular, com finalidade de possibilitar ao aluno conhecer os desafios diários de um docente e ao mesmo tempo propiciar uma reflexão da sua futura profissão e consequentemente o sucesso profissional. Partindo deste princípio este trabalho tem por objetivo, investigar as perspectivas e motivação para a iniciação da carreira docente dos graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí da cidade de Parnaíba-Piauí. A pesquisa voltou-se para alunos do 8º período, sendo de caráter qualitativo, onde se utilizou para coleta de dados questionários constituído de questões objetivas e dissertativas totalizando sete questões, sendo estas aplicadas com 12 estagiários atuantes em 6 escolas distintas, sendo estas de Ensino Fundamental. As perguntas do questionário utilizado na pesquisa estavam associadas às seguintes vertentes: Principais dificuldades encontradas durante o estágio, estímulos para seguir a carreira docente e preparo para atuar como professor. A partir das análises das respostas dos discentes envolvidos na pesquisa, verificou-se que a falta de disciplina dos alunos foi a dificuldade mais expressiva citadas pelos os estagiários, além disto, observou-se que 75% dos discentes sente-se prontos para atuar como docentes e 66,7 % apontaram após o estágio estarem estimulados a seguir a carreira docente. Deste modo constatou-se que a aproximação dos graduandos a prática docente tem sido uma ferramenta motivadora para muitos seguirem a carreira docente, visto que possibilita desenvolverem melhorias na sua atuação docente, contribuindo assim para qualidade do ensino – aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISANDO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID4946_17082016213919.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETE CRISTINA DE CERQUEIRA" "autor_nome_curto" => "ELIZABETE CERQUEIRA" "autor_email" => "elizabetec.cerqueira@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS PARNAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21586 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3004 "inscrito_id" => 4946 "titulo" => "O ESTÁGIO COMO FERRAMENTA MOTIVADORA PARA A CARREIRA DOCENTE DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura se apresenta como disciplina obrigatória da grade curricular, com finalidade de possibilitar ao aluno conhecer os desafios diários de um docente e ao mesmo tempo propiciar uma reflexão da sua futura profissão e consequentemente o sucesso profissional. Partindo deste princípio este trabalho tem por objetivo, investigar as perspectivas e motivação para a iniciação da carreira docente dos graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí da cidade de Parnaíba-Piauí. A pesquisa voltou-se para alunos do 8º período, sendo de caráter qualitativo, onde se utilizou para coleta de dados questionários constituído de questões objetivas e dissertativas totalizando sete questões, sendo estas aplicadas com 12 estagiários atuantes em 6 escolas distintas, sendo estas de Ensino Fundamental. As perguntas do questionário utilizado na pesquisa estavam associadas às seguintes vertentes: Principais dificuldades encontradas durante o estágio, estímulos para seguir a carreira docente e preparo para atuar como professor. A partir das análises das respostas dos discentes envolvidos na pesquisa, verificou-se que a falta de disciplina dos alunos foi a dificuldade mais expressiva citadas pelos os estagiários, além disto, observou-se que 75% dos discentes sente-se prontos para atuar como docentes e 66,7 % apontaram após o estágio estarem estimulados a seguir a carreira docente. Deste modo constatou-se que a aproximação dos graduandos a prática docente tem sido uma ferramenta motivadora para muitos seguirem a carreira docente, visto que possibilita desenvolverem melhorias na sua atuação docente, contribuindo assim para qualidade do ensino – aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISANDO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID4946_17082016213919.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETE CRISTINA DE CERQUEIRA" "autor_nome_curto" => "ELIZABETE CERQUEIRA" "autor_email" => "elizabetec.cerqueira@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS PARNAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }