Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDER COM OS ERROS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM GEOMETRIA NA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ANÁLISE DO ERRO, ESTRATÉGIA DIDÁTICA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) Educação Matemática
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20260 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1923 "inscrito_id" => 11466 "titulo" => "APRENDER COM OS ERROS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM GEOMETRIA NA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O erro ao longo da historia da Educação Matemática é apontado como aspecto negativo, sendo importante mudar essa concepção. Assim, há um grande desafio constante nas salas de aula para os professores, o de superar os modelos antigos e buscar uma nova metodologia, uma prática de ensino que alcance o seu aluno de forma mais uniforme, transformando o olhar dos alunos para uma Matemática que seja útil, tornando o erro uma tentativa de acerto. A pesquisa sobre os erros na aprendizagem pode proporcionar uma ligação entre as teorias e a prática na sala de aula. Os professores tem que enfrentar a dura responsabilidade de transformar o erro com estratégia de mudança e de aprendizagem. Assim, o papel do erro passa a ser o centro das reflexões teóricas evitando o medo de errar, deixando de ser o fracasso do aluno para ser o fator decisivo para sua aprendizagem. Dessa maneira, a presente pesquisa tem como objetivo identificar as potencialidades do erro para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a experiência relatada foi realizada em uma escola pública de Petrolina, com uma turma da 2ª série do ensino médio, composta por 40 estudantes e 3 professores de matemática dessa mesma escola, verificando a compreensão do erro para educandos e educadores, por meio de atividades e discussões, ajudando-os a enfrentar desafios, questionando suas atitudes, desenvolvendo a auto confiança e vendo o erro como acerto a ser alcançado. No presente estudo, verificou-se que a maioria dos professores não trabalha com o erro por falta de tempo. Também foi observada a importância de se conhecer as causas dos erros, para reorganizar sua prática e utilizar metodologias criativas, enquanto o aluno pôde descobrir seus equívocos, conhecendo novos caminhos para atingir seus objetivos, melhorando sua aprendizagemO erro ao longo da historia da Educação Matemática é apontado como aspecto negativo, sendo importante mudar essa concepção. Assim, há um grande desafio constant" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ANÁLISE DO ERRO, ESTRATÉGIA DIDÁTICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID11466_15082016171225.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÚCIA GONÇALVES DE ANDRADE SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA LÚCIA" "autor_email" => "analuciagasilva@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVASF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20260 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1923 "inscrito_id" => 11466 "titulo" => "APRENDER COM OS ERROS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM GEOMETRIA NA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O erro ao longo da historia da Educação Matemática é apontado como aspecto negativo, sendo importante mudar essa concepção. Assim, há um grande desafio constante nas salas de aula para os professores, o de superar os modelos antigos e buscar uma nova metodologia, uma prática de ensino que alcance o seu aluno de forma mais uniforme, transformando o olhar dos alunos para uma Matemática que seja útil, tornando o erro uma tentativa de acerto. A pesquisa sobre os erros na aprendizagem pode proporcionar uma ligação entre as teorias e a prática na sala de aula. Os professores tem que enfrentar a dura responsabilidade de transformar o erro com estratégia de mudança e de aprendizagem. Assim, o papel do erro passa a ser o centro das reflexões teóricas evitando o medo de errar, deixando de ser o fracasso do aluno para ser o fator decisivo para sua aprendizagem. Dessa maneira, a presente pesquisa tem como objetivo identificar as potencialidades do erro para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a experiência relatada foi realizada em uma escola pública de Petrolina, com uma turma da 2ª série do ensino médio, composta por 40 estudantes e 3 professores de matemática dessa mesma escola, verificando a compreensão do erro para educandos e educadores, por meio de atividades e discussões, ajudando-os a enfrentar desafios, questionando suas atitudes, desenvolvendo a auto confiança e vendo o erro como acerto a ser alcançado. No presente estudo, verificou-se que a maioria dos professores não trabalha com o erro por falta de tempo. Também foi observada a importância de se conhecer as causas dos erros, para reorganizar sua prática e utilizar metodologias criativas, enquanto o aluno pôde descobrir seus equívocos, conhecendo novos caminhos para atingir seus objetivos, melhorando sua aprendizagemO erro ao longo da historia da Educação Matemática é apontado como aspecto negativo, sendo importante mudar essa concepção. Assim, há um grande desafio constant" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ANÁLISE DO ERRO, ESTRATÉGIA DIDÁTICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA8_ID11466_15082016171225.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÚCIA GONÇALVES DE ANDRADE SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA LÚCIA" "autor_email" => "analuciagasilva@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVASF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O erro ao longo da historia da Educação Matemática é apontado como aspecto negativo, sendo importante mudar essa concepção. Assim, há um grande desafio constante nas salas de aula para os professores, o de superar os modelos antigos e buscar uma nova metodologia, uma prática de ensino que alcance o seu aluno de forma mais uniforme, transformando o olhar dos alunos para uma Matemática que seja útil, tornando o erro uma tentativa de acerto. A pesquisa sobre os erros na aprendizagem pode proporcionar uma ligação entre as teorias e a prática na sala de aula. Os professores tem que enfrentar a dura responsabilidade de transformar o erro com estratégia de mudança e de aprendizagem. Assim, o papel do erro passa a ser o centro das reflexões teóricas evitando o medo de errar, deixando de ser o fracasso do aluno para ser o fator decisivo para sua aprendizagem. Dessa maneira, a presente pesquisa tem como objetivo identificar as potencialidades do erro para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a experiência relatada foi realizada em uma escola pública de Petrolina, com uma turma da 2ª série do ensino médio, composta por 40 estudantes e 3 professores de matemática dessa mesma escola, verificando a compreensão do erro para educandos e educadores, por meio de atividades e discussões, ajudando-os a enfrentar desafios, questionando suas atitudes, desenvolvendo a auto confiança e vendo o erro como acerto a ser alcançado. No presente estudo, verificou-se que a maioria dos professores não trabalha com o erro por falta de tempo. Também foi observada a importância de se conhecer as causas dos erros, para reorganizar sua prática e utilizar metodologias criativas, enquanto o aluno pôde descobrir seus equívocos, conhecendo novos caminhos para atingir seus objetivos, melhorando sua aprendizagem

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.