SANTOS, Vinicius Dantas. Estudo sobre um modelo de educação ultrapassado. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21011>. Acesso em: 22/12/2024 23:06
O modelo de educação nos dias de hoje em essência é o mesmo desde os tempos da colonização, um professor detentor de todo o conhecimento sobre determinado conteúdo e os alunos que estão ali para aprenderem esse tal conteúdo. Os índices de alfabetização são apenas estatísticas para metas governamentais, mas a realidade da educação nacional é um desastre. Diante dessas afirmações, esse trabalho tem como principal objetivo investigar resultados de um modelo de educação ultrapassado. Para tal, é apresentada aqui uma experiência com alunos do 1º ano do Ensino Médio Técnico de Informática do IF-Sertão PE Campus Petrolina, como também resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com esses alunos. Os resultados indicam que o modelo de educação atual deixa a desejar em certos pontos, mas esse cenário vem mudando aos poucos, principalmente com a introdução de tecnologias da informação no ambiente escolar.