SABERES DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ESPAÇOS NÃO FORMAIS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22234 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 487 "inscrito_id" => 8118 "titulo" => "SABERES DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ESPAÇOS NÃO FORMAIS" "resumo" => "Essa pesquisa visa identificar as percepções dos professores sobre o conceito, características e uso dos Espaços Não Formais de Ensino – ENFE, e sobre abordagens didáticas possíveis de serem aplicadas nestes espaços. Mediada por um questionário semiestruturado aplicado a professores de Ciências da Rede Municipal da cidade do Natal. Constatou-se que o entendimento sobre ENFE, e o planejamento das aulas nesses espaços advêm de suas experiências e não de um conhecimento fundamentado por referenciais teóricos. Observou-se ainda que: a principal dificuldade na utilização de ENFE é a ausência de apoio logístico e ausência de recursos; apresentam uma postura de observador passivo durante as visitas; apresentam como expectativas que os alunos tenham predisposição a aprendizagem; quanto a contribuição dos ENFE em relação ao processo de ensino-aprendizagem é de complementaridade da Educação formal. Destaca-se a falta de compreensão, por parte dos professores, das possibilidades de ampliação cultural que os ENFE oferecem aos alunos. As percepções sobre abordagens e estratégias didáticas inovadoras possíveis de serem aplicadas nesses espaços demonstrou que esses professores apresentam pouco conhecimento sobre ensino por investigação, organizador prévio e atividades práticas. Apresentando um déficit nas práticas pedagógicas bem mais significativo do que o esperado. Assim sendo, não se pode ignorar a importância da preparação dos professores na formação inicial e continuada em relação a utilização de ENFE, a fim de que os docentes saibam utilizar esses espaços de acordo com seu amplo objetivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PERCEPÇÕES DE PROFESSORES, ESPAÇOS NÃO FORMAIS, PRÁTICA DOCENTE, ABORDAGENS DIDÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID8118_29072016144606.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ADRIANA SANTOS" "autor_email" => "adss_santos@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22234 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 487 "inscrito_id" => 8118 "titulo" => "SABERES DOCENTE EM CONSTRUÇÃO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ESPAÇOS NÃO FORMAIS" "resumo" => "Essa pesquisa visa identificar as percepções dos professores sobre o conceito, características e uso dos Espaços Não Formais de Ensino – ENFE, e sobre abordagens didáticas possíveis de serem aplicadas nestes espaços. Mediada por um questionário semiestruturado aplicado a professores de Ciências da Rede Municipal da cidade do Natal. Constatou-se que o entendimento sobre ENFE, e o planejamento das aulas nesses espaços advêm de suas experiências e não de um conhecimento fundamentado por referenciais teóricos. Observou-se ainda que: a principal dificuldade na utilização de ENFE é a ausência de apoio logístico e ausência de recursos; apresentam uma postura de observador passivo durante as visitas; apresentam como expectativas que os alunos tenham predisposição a aprendizagem; quanto a contribuição dos ENFE em relação ao processo de ensino-aprendizagem é de complementaridade da Educação formal. Destaca-se a falta de compreensão, por parte dos professores, das possibilidades de ampliação cultural que os ENFE oferecem aos alunos. As percepções sobre abordagens e estratégias didáticas inovadoras possíveis de serem aplicadas nesses espaços demonstrou que esses professores apresentam pouco conhecimento sobre ensino por investigação, organizador prévio e atividades práticas. Apresentando um déficit nas práticas pedagógicas bem mais significativo do que o esperado. Assim sendo, não se pode ignorar a importância da preparação dos professores na formação inicial e continuada em relação a utilização de ENFE, a fim de que os docentes saibam utilizar esses espaços de acordo com seu amplo objetivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PERCEPÇÕES DE PROFESSORES, ESPAÇOS NÃO FORMAIS, PRÁTICA DOCENTE, ABORDAGENS DIDÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID8118_29072016144606.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ADRIANA SANTOS" "autor_email" => "adss_santos@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }